Com a aprovação do Conselho Técnico da Série A para a volta do público aos estádios a partir da próxima rodada do Brasileirão, o Grêmio contará com torcida na Arena para o confronto com o Sport, marcado para domingo, às 20h30min. O clube e a Arena Porto-Alegrense se reúnem no começo da noite desta terça-feira (28) para definir os detalhes finais de como será feita a distribuição dos ingressos.
Além da distribuição dos ingressos, a reunião define as normas que deverão ser seguidas pelos torcedores no domingo. A tendência é de seja necessário apresentar a carteira de vacinação contra covid-19 ou um teste PCR negativo para acessar à Arena. Essas medidas foram discutidas em reunião entre a Federação Gaúcha de Futebol e Governo do Estado na semana passada que tratou sobre o retorno de público aos estádios gaúchos.
A liberação para presença de público em eventos esportivos no Rio Grande do Sul existe desde 3 setembro, dentro do protocolo que limita a 40% da capacidade de cada setor, sem exceder o máximo de 2,5 mil pessoas presentes. No entanto, de acordo com informações da colunista de GZH Kelly Matos, o governo do Estado emitirá um novo decreto nos próximos dias ampliando esse limite de pessoas em jogos de futebol.
A partida contra o Sport será a primeira com torcedores na Arena desde aquele Gre-Nal que terminou sem gols e com oito jogadores expulsos no primeiro confronto entre Grêmio e Inter na história da Libertadores, realizado em 12 de março de 2020. Desde então, o Tricolor jogou com público em apenas uma oportunidade, há duas semanas, quando enfrentou o Flamengo, no Maracanã, pela Copa do Brasil. A partida de domingo, então, marcará o reencontro dos gremistas com seu time após 570 dias.
A reunião que aprovou a volta de público aos estádios permitiu o adiamento dos jogos Bahia x Ceará e Santos x Fluminense em razão de não haver ainda liberação dos governos baiano e paulista para presença de torcedores em eventos esportivos.
Como Santos (16º) e Bahia (17º) não irão jogar no final de semana, o Grêmio tem a garantia de que deixará a zona de rebaixamento em caso de vitória sobre o Sport.