O Grêmio pode ter contra o Flamengo, nesta quarta-feira (25), a estreia do meia-atacante Jaminton Campaz. Depois de quase uma semana de espera, o colombiano trazido junto ao Tolima foi oficialmente anunciado na terça-feira. Com seu nome regularizado junto ao Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, está liberado para entrar em campo pelo Tricolor.
Aos 21 anos de idade, Campaz ainda não fez muitas estreias na carreira. Revelado pelo próprio Tolima, onde chegou em 2011, terá no clube gaúcho apenas o segundo time da carreira. O que resta, portanto, é comparar como foi seu primeiro jogo como profissional pela equipe colombiana.
Campaz foi lançado aos 16 anos. Em 1º de abril de 2017, começou como titular contra o Tigres, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Colombiano. Os donos da casa venceram por 3 a 0, e o novo camisa 7 do Grêmio mostrou uma de suas principais armas logo na primeira aparição como profissional.
Aos 18 minutos do segundo tempo, recebeu com liberdade na intermediária e avançou dois passos. Da entrada da área, acertou um belo chute com o pé esquerdo no ângulo do goleiro César Giraldo, que se esticou e não conseguiu impedir o golaço. Assista ao lance clicando aqui, a partir dos três minutos de vídeo.
Naquele mesmo ano, antes de brilhar no Tolima, Campaz fez sucesso no Sul-Americano sub-17 vencido pelo Brasil, realizado no Chile, entre os dias 23 de fevereiro e 19 de março. A Colômbia terminou na quarta colocação, e Campaz marcou três gols. O artilheiro e craque da competição foi o brasileiro Vinicius Júnior, com sete gols.