O gaúcho Tiago Nunes, 41 anos, apresentado na sexta-feira (23) como técnico do Grêmio, será o quarto treinador a comandar a equipe na temporada 2021. Desde a primeira partida disputada pelo time no Gauchão, na mesma semana em que o contrato com Renato foi renovado, 51 dias se passaram. Além de Tiago, Renato Portaluppi, o auxiliar Alexandre Mendes e o interino Thiago Gomes treinaram e estiveram na casamata gremista em 15 jogos.
Da goleada sobre o Brasil-Pel em 3 de março, até a 11ª rodada do Campeonato Gaúcho, contra o Ypiranga, marcada para este sábado, o Tricolor conseguiu a classificação para a semifinal do Estadual e estreou com vitória na Copa Sul-Americana com Thiago Gomes, mas perdeu as finais da Copa do Brasil com Renato e saiu da Libertadores sob as orientações de Alexandre Mendes.
A rotatividade no cargo se deu, primeiro, pelos 10 dias de férias dados a Renato e ao grupo principal após a goleada sobre o Ayacucho, na 2º fase preliminar da Libertadores. Na volta, o comandante testou positivo para covid-19 após o Gre-Nal 430, o que trouxe de volta o auxiliar para o cargo. Antes que Renato se recuperasse dos sintomas causados pelo coronavírus, foi demitido.
Thiago Gomes, do time de transição, assumiu o grupo principal em 16 de abril. Comandou a equipe em três oportunidades e não perdeu. Empatou com o Caxias pelo Gauchão em 0 a 0, e superou o Novo Hamburgo por 3 a 1, e o La Equidad por 2 a 1 - este último pela estreia na Sul-Americana.
— Neste momento de turbulência por ter saído na pré-Libertadores e ter trocado de treinador, o Thiago Gomes nesta semana conturbada deu toda conta do recado, fez milagre. É um treinador que tem um futuro pela frente. É difícil pegar jogadores em transição, alguns fora, machucados, e ele fez um grande trabalho — elogiou o lateral-direito Rafinha, capitão da equipe na semana de três jogos, em coletiva após o duelo contra os colombianos.
Analisando apenas o Gauchão, o melhor aproveitamento foi de Renato Portaluppi, com quatro vitórias e um empate, seguido por Thiago Gomes, com duas vitórias e um empate, e em terceiro ficaria Alexandre Mendes com uma vitória, um empate e uma derrota.
Os números dos 3 técnicos do Grêmio na temporada 2021
Renato Portaluppi - trabalhou até o Gre-Nal do dia 3 de abril
5 vitórias (uma sobre o Ayacucho pela Libertadores)
1 empate
1 derrota* (Final da Copa do Brasil de 2020)
Alexandre Mendes (auxiliar de Renato) - alternou no cargo entre 16/3 a 14/4
2 vitórias
1 empate
3 derrotas (duas para o Independiente del Valle, sendo eliminado da Libertadores)
Thiago Gomes (interino pós demissão)
2 vitórias (uma sobre o La Equidad, pela Sul-Americana)
1 empate