O Grêmio poderá ter novidades nas próximas partidas. Rafinha e Thiago Santos, que já treinam há algumas semanas, podem ser relacionados nos próximos compromissos do time pelo Gauchão. Os dois serão avaliados no treinamento desta quinta-feira (15) e podem ganhar minutos diante de Caxias e Novo Hamburgo.
O volante está mais adiantado no seu processo de preparação. Já estava em treinamentos desde fevereiro no FC Dallas e só adaptou os trabalhos para a realidade gremista. A tendência é que conste, no mínimo, entre os reservas na sexta-feira, às 20h, no Centenário, contra o Caxias.
A presença do novo camisa 5 como titular na Serra ainda não está descartada, já que Maicon e Matheus Henrique devem atuar em boa parte do compromisso pela Libertadores. Lucas Silva e Darlan podem até mesmo ter mais liberdade com um meio-campista mais fixo na abertura do setor.
Já o lateral-direito ainda não está 100% garantido. A tendência é que atue contra o Novo Hamburgo, no domingo, na Arena. Pela carência na lateral, já que Victor Ferraz e Vanderson estão em recuperação de covid-19, ele deverá ser escalado para adquirir ritmo de jogo. Ele não atua desde fevereiro e estava sem clube até o final de março, quando acertou com o Tricolor.
O treinamento previsto para quinta, o único antes da viagem para Caxias do Sul, definirá a presença dos "novatos" na delegação. Assim como os demais jogadores, eles serão reavaliados pelos médicos e fisiologistas da comissão técnica.
Outro motivo que colabora para a utilização dos dois únicos reforços do Grêmio na temporada é o calendário. Após o enfrentamento diante do Del Valle, o intervalo entre as duas partidas será de 48 horas. Desta forma, Renato Portaluppi deverá girar o elenco. No meio da próxima semana, o clube começará a duelar pela fase de grupos da Libertadores ou na Copa Sul-Americana — a definição dependerá do resultado contra os equatorianos na noite desta quarta-feira.