Bicampeão da Copa do Nordeste, Diego Cerri, 46 anos, foi o candidato que mais agradou a direção do Grêmio na busca por um executivo. O profissional chamou atenção pelas suas ideias e sobretudo pelo seu trabalho no Ceará e no Bahia.
Paulista, Cerri iniciou a carreira no futebol no fim dos anos 2000 como treinador em categorias de base, trabalhando inclusive no mundo árabe. Em 2007, assumiu o cargo de gerente de futebol do Grêmio Barueri, onde conquistou o acesso à Série A em 2008 e obteve a vaga na Copa Sul-Americana de 2009.
Após uma passagem pelo Red Bull Brasil, foi contratado em 2012 pelo Ceará, onde permaneceu por três temporadas, conquistando o bicampeonato cearense em 2013 e 2014 e a Copa do Nordeste em 2015. Na sua gestão, destaque para a contratação do meia Nikão, hoje no Athletico-PR, que na época era uma jovem revelação do Atlético-MG.
— O Diego Cerri teve uma boa passagem no Ceará. Em 2014, o Samuel Xavier e o Nikão foram achados dele, que qualificaram bastante o elenco. Em 2015, o principal objetivo foi conquistado, com a conquista da Copa do Nordeste. O time foi muito bem montado e foi campeão invicto. É um cara que conhece muito futebol. Sem dúvidas, é uma boa aquisição do Grêmio — opina o jornalista Rodrigo Cavalcante, do Canal do Vozão.
Em 2016, Cerri foi contratado pelo Bahia, onde permaneceu até dezembro de 2020, conquistando logo na primeira temporada o acesso à Série A. Na sequência, viria a ser novamente campeão da Copa do Nordeste, em 2017, e tricampeão baiano, entre 2018 e 2020.
— O Diego Cerri contratou jogadores que foram importantes na caminhada do Bahia à Série A, como Luiz Antônio, Vitor Rangel, Muriel, Hernane Brocador e Edigar Junio. Em 2017, trouxe o Zé Rafael e o Régis, formou a equipe campeã da Copa do Nordeste e montou uma base importante. Entre 2019 e 2020, foi criticado por contratações e por aparecer pouco para dar explicações durante a má fase do Bahia — comenta o jornalista Lucas Cezar, que acompanhou o trabalho de Cerri como repórter das rádios Cristal e Cultura, de Salvador, e hoje mantém o Canal do LC, dedicado à cobertura do futebol baiano.
Conforme apurado por GZH, Diego Cerri foi o nome escolhido para ser o diretor-executivo de futebol do Grêmio após entrevistas realizadas pela direção com diversos candidatos nos últimos dias. A negociação está em estágio em avançado.