Após desistir da negociação com Rafael Borré, do River Plate, o Grêmio reorganiza suas buscas para reforçar o elenco para a temporada 2021. Entre os nomes que surgem para o setor ofensivo, além do de Douglas Costa (cujo destino deverá ser decidido em junho pela Juventus de Turim), está o de Roger Guedes. Gaúcho de Ibirubá, no norte do Estado, o atleta de 24 anos está no Shandong Luneng-CHI desde 2018 e tem interesse em voltar ao Brasil.
Consultado pela reportagem de GZH, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, negou o interesse do clube na contratação do atleta. Porém, foi um nome especulado pelo Tricolor no início de 2020 e, segundo fontes fora da Arena, haveria interesse mútuo em negócio agora.
Com contrato até metade de 2022, Guedes busca liberação do clube chinês. Recentemente, em setembro de 2020, o atleta notificou a equipe na Fifa por atraso de pagamentos. Foram três meses sem receber, o que despertou o interesse do atacante em deixar seu atual time.
Após o impasse, o jogador voltou a atuar pela equipe chinesa, onde ficou até dezembro e conquistou a Copa da China, sendo eleito melhor nome do torneio. Com o encerramento da competição, o atleta veio para o Brasil de férias e, desde então, está trabalhando individualmente para manter a forma física enquanto não consegue retornar ao seu clube por conta da pandemia.
Por conta dos atrasos de pagamento da licença para disputas dos torneios da Confederação Asiática de Futebol, o Shandong Luneng foi expulso da Liga dos Campeões do continente, o que diminuirá o investimento faz com que os brasileiros tenham o desejo de voltar.
Algo semelhante aconteceu com o Jiangsu FC, que por conta da crise financeira foi expulso do Campeonato Chinês, mesmo sendo o atual campeão do torneio. O retorno das competições na China esta previsto para o fim de abril.
Alguns clubes já sondaram a situação de Roger Guedes, caso ele consiga a sua rescisão com o Shandong Luneng. Fluminense Palmeiras e Atlético-MG são três equipes que consultaram a situação do jogador, porém, esbarram no alto salário do atleta, que gira de cerca de R$ 1,5 milhão por mês. Na equipe chinesa, Roger Guedes atuou em 52 partidas, marcou 27 gols e deu oito assistências.