Reforço encaminhado para o Grêmio, César Pinares é aguardado em Porto Alegre ainda neste final de semana para realização de exames médicos e assinatura de contrato. O prazo curto até o encerramento da janela de transferências do exterior para o futebol brasileiro não preocupa, mas acelera os trabalhos dos departamentos envolvidos na transação: futebol, logística e jurídico.
GZH listou os próximos cinco pontos decisivos para que o clube inscreva a tempo o novo articulador do Tricolor para o complemento da temporada 2020.
Documentação
O departamento jurídico, após a conclusão das negociações entre Grêmio e Universidad Católica, assumiu as tratativas burocráticas envolvendo a contratação do atleta. Toda a documentação foi repassada pela instituição chilena e estafe do novo meia gremista. Restam coisas que não devem atrapalhar os demais processos.
Chegada a Porto Alegre e assinatura de contrato
Há uma particularidade no acerto de Pinares com o Grêmio. O reforço servirá à Seleção do Chile pelos próximos 10 dias em dois compromissos pelas Eliminatórias visando a Copa do Mundo de 2022. Por isso, há urgência que todos os documentos sejam finalizados antes da apresentação do jogador ao seu país. A logística gremista prepara a chegada e procedimentos como exames médicos em Porto Alegre para esse domingo (8).
Após toda a aprovação do protocolo interno, o acordo será válido por até três temporadas será sacramentado. Em caso de necessidade, não há obrigatoriedade da assinatura ser presencial no Brasil e poderá ser feita mesmo que em outra localidade. A homologação precisa ser realizada, no máximo, até segunda-feira junto à CBF.
Regularização trabalhista no Brasil
A quarta etapa é possivelmente a mais demorada e que causa maior apreensão. Porém, não é tão urgente pela convocação do atleta à seleção nacional: trâmites de regularizar a situação como trabalhador no Brasil. São pequenas etapas que dependem de órgãos públicos. Apesar da pressa com Churín, o processo levou quase uma semana com o argentino. Com o chileno, que voltará somente se instalará de vez no país somente no dia 18, os envolvidos terão mais tranquilidade no andamento da regularização.
Inscrição no BID
A última parte do protocolo para dar condições de jogo é a que depende diretamente dos últimos passos para ser feita com sucesso. Após toda o andamento ser bem sucedido, o departamento jurídico do clube apenas dará o ok no sistema da CBF que permitirá, que enfim, o meia faça a sua estreia com a camisa gremista. Por enquanto, a tendência é que seja apenas contra o Corinthians, na Neo Química Arena, no dia 22.