Quase um time inteiro o Ceará tem à disposição de ex-atletas com passagens pela dupla Gre-Nal. Assim é formada a equipe campeã da Copa do Nordeste 2020 com duas vitórias na final sobre o Bahia. Na casamata, outro personagem com passagem pelo Rio Grande do Sul: Guto Ferreira. Além das figuras carimbadas dos gaúchos, o atacante Cleber, contratado recentemente, está chamando a atenção no alvinegro cearense.
Constam no site como jogadores do time: o goleiro Fernando Prass, os zagueiros Eduardo Brock e Klaus, os volantes Charles e Fabinho e os atacantes Bérgson, Léo Chú, Lima e Rafael Sobis, todos tendo atuado nos dois principais clubes de Porto Alegre. Destes, dois estarão fora de combate no encontro válido pela segunda rodada do Brasileirão: Léo Chú e Lima, que pertencem ao Tricolor e, segundo acordo de cavalheiros, estão vetados de entrar em campo, já que não há pretensão de pagamento do valor de multa previsto nos acordos.
Tanta ligação com o futebol do Rio Grande do Sul pode ser explicada por duas situações: o executivo é Jorge Macedo, ex-Inter e Fluminense, que foi forjado no Beira-Rio. Outro motivo é a presença de Guto Ferreira como técnico. Após a paralisação no futebol por conta da pandemia de coronavírus, o time disputou nove jogos, tendo sete vitórias até o momento e um título alcançado: a Copa do Nordeste.
— As saídas de bola do Prass são interessantes para o time. Na primeira final contra o Bahia ele deu praticamente duas assistências. Sobral vem sendo a válvula de escape do time no momento. Tanto ataca, quanto marca bem — define Rodrigo Cavalcante, setorista do Ceará.
Na estreia no torneio nacional, primeiro compromisso após a conquista, derrota diante do Sport, em Recife, derrota por 3 a 2. Mesmo assim, a atuação no segundo tempo foi elogiada. Logo, o clube buscará não ficar distante do pelotão que brigará por competições continentais para a próxima temporada e tentará a vitória contra o Grêmio.
A aposta e esperança de gols é no centroavante Cleber. Aos 23 anos, ele vive o melhor momento na carreira: tem três gols em seis partidas, além das atuações destacadas:
— É artilheiro e principal nome do momento. Fez gols nas duas decisões. Jovem foi garimpado no Estadual que vem marcando seus gols — resume Cavalcante.
A provável formação do “Vozão” para o duelo desta quarta-feira (12): Prass; Samuel, Luiz Otávio, Klaus, Bruno Pacheco; Charles, Fabinho (William Oliveira); Fernando Sobral, Sobis (Vinícius) e Leandro Carvalho (Matheus Gonçalves); Cleber.