A paralisação das competições forçada pela pandemia de coronavírus gerou perda de receitas para todos os clubes. Assim, o Grêmio deverá apostar na manutenção do elenco para as disputas do segundo semestre. GaúchaZH aponta os cinco jogadores mais importantes do grupo à disposição de Renato Portaluppi.
Para definir os cinco nomes foram usados os critérios de artilharia, liderança, segurança, equilíbrio e também foi apontado o reforço que melhor se encaixou no time no começo do ano. Confira:
Artilharia: Everton
Mesmo sem ser um atacante de faixa central do campo, Everton assumiu o protagonismo dos gols do Grêmio nas últimas temporadas. Em 2018, ele marcou 19 gols. No ano passado, balançou as redes 20 vezes. Como a negociação com o Napoli não teve andamento, ele segue no elenco e pode ser arma decisiva para Renato Portaluppi quando a bola voltar a rolar.
Liderança: Geromel
A faixa de capitão do Grêmio mudou de braço desde o ano passado. Deixou de ser de Maicon e passou a ser de Geromel. O zagueiro, de 34 anos, segue com o mesmo vigor que acostumou a torcida a grandes atuações desde sua chegada à Arena, em 2014. Geromel soma 265 jogos com a camisa tricolor e seis títulos conquistados.
Segurança: Kannemann
O argentino Walter Kannemann é sinônimo de regularidade e segurança na defesa do Grêmio. No clube desde 2016, ele forma com Geromel uma das melhores zagas da história tricolor. Kannemann sofreu com lesões no começo deste ano, mas está recuperado dos problemas físicos e pronto para a volta das competições no segundo semestre.
Equilíbrio: Matheus Henrique
Titular da Seleção Sub-23 do Brasil que garantiu vaga na Olimpíada de Tóquio, Matheus Henrique se firmou como homem mais importante do meio-campo do Grêmio, superando até mesmo Maicon. O garoto de 22 anos é o jogador que atualmente garante a manutenção do sistema de valorização da posse de bola implantado por Renato Portaluppi.
Reforço: Diego Souza
Apesar de ter chegado sob desconfiança após passagens discretas por São Paulo e Botafogo, Diego Souza reencontrou o caminhos dos gols nos primeiros meses do ano. O novo centroavante do Grêmio ganhou a confiança da torcida com o gol que garantiu a vitória no Gre-Nal válido pela semifinal do primeiro turno do Gauchão. Diego Souza soma cinco gols em 2020 e é artilheiro gremista na temporada.