Com o ano de 2019, chega ao fim a década de 2010. Relembre as eliminações e derrotas - dentro e fora de campo - que marcaram o Grêmio neste período.
O "balão" Ronaldinho
Os últimos meses de 2010 originaram o boato que se confirmaria no começo de 2011. Ronaldinho, pouco aproveitado no Milan, negociava seu retorno para o Grêmio. As tratativas do irmão do jogador, Roberto de Assis Moreira, se transformaram em leilão quando Palmeiras e Flamengo entraram na disputa pelo craque. O presidente tricolor à época, Paulo Odone, chegou a receber o "sim" e preparar a festa no estádio Olímpico, no fatídico episódio das caixas de som. Quem anunciou o jogador, no entanto, foi o Flamengo, no dia 10 de janeiro. A famosa frase de R10, "agora eu sou Mengão", foi o desfecho trágico da novela que poderia ter sido de reconciliação.
Título colorado no Olímpico
O 2011 começava com Renato Portaluppi na casamata e sem o destaque Jonas em campo, vendido ao Valência pelo valor da multa rescisória. A equipe chegou à final do Gauchão, mas perdeu o título em casa para o Inter comandado por Paulo Roberto Falcão. A derrota por 3 a 2 no tempo normal levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças alternadas, o goleiro colorado Renan brilhou, e o time de D'Alessandro levantou a taça em pleno Olímpico.
Racismo na Arena
Em decisão histórica, o STJD eliminou o Grêmio da Copa do Brasil de 2014 por conta de xingamentos racistas aos adversários. Imagens da transmissão de Grêmio e Santos, pelas oitavas de fina, na Arena, flagraram torcedores cometendo injúria racial com o goleiro santista Aranha. A repercussão foi nacional e fez com que o clube articulasse campanhas contra o racismo para evitar uma crise ainda maior.
O sonho do bicampeonato escapou
Depois de conquistar a América pela terceira vez, em 2017, o Grêmio de Renato chegou novamente à semifinal em 2018. Enfrentando o forte River Plate comandado por Marcelo Gallardo, o Tricolor conseguiu uma vitória importante fora de casa, na partida de ida, e vencia o confronto na Arena com a tranquilidade de quem chegaria na segunda final continental seguida. Mesmo suspenso, o técnico do River Plate, Marcelo Gallardo, esteve no vestiário adversário da Arena durante o intervalo. Um toque de mão de Bressan, aos 41 minutos do segundo tempo, verificado pelo VAR, resultou no gol de pênalti argentino que tirou a chance do Tricolor chegar ao tetra da Libertadores.
Flamengo 5 a 0 Grêmio
Em sua terceira semifinal de Libertadores seguida, o Grêmio de Renato chegava ao Rio de Janeiro para a disputa simbólica com o Flamengo de quem jogava o melhor futebol no Brasil. O mês antes do confronto ficou marcado pelas coletivas do técnico gremista afirmando que a regularidade no cenário continental dava vantagem ao Tricolor. Os cariocas comandados por Jorge Jesus, no entanto, lideravam o Brasileirão usando força máxima em ambas competições. Após o empate por 1 a 1 com superioridade rubro-negra na Arena, o vencedor no Maracanã ficaria com o lugar na final. Para a tristeza dos azuis, o placar que se desenvolveu foi o de uma goleada sem precedentes na história da fase semifinal.
Qual é o conceito de década?
Toda a série de 10 anos é considerada uma década. O critério utilizado nesta matéria, para se verificar o conceito dos anos 2010, compreende como pertencente à mesma década os anos que têm os três primeiros números coincidentes. Ou seja, 1960 e 1968 pertencem à década de 1960. Já 1959 e 1970 correspondem às décadas de 1950 e 1970, respectivamente. Não confundir com o conceito de século, que passa a contar a partir do ano 1. Assim, o ano de 2000 ainda está inserido no século 20, enquanto 2001 já se enquadra no século 21.