Mesmo com todos os jogadores considerados titulares à sua disposição, Renato Portaluppi comandou treino do Grêmio com portões fechados, na tarde desta terça-feira (31), no CT Luiz Carvalho.
A ideia do treinador não era fazer mistério sobre a escalação. Mas sim, trabalhar algumas jogadas, especialmente de bola parada, para tentar abrir vantagem diante do Flamengo, no confronto desta quarta-feira (1°), às 21h45min, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Com Léo Moura, Cortez e Everton, liberados pelo departamento médico, ainda na segunda-feira (30), e Pedro Geromel, voltando as atividades nesta terça-feira, Renato ganhou tranquilidade para manter seu planejamento.
Em agosto, serão disputados nove jogos pelo Grêmio, cinco pelo Campeonato Brasileiro, dois pela Copa do Brasil e mais dois pela Copa Libertadores da América. As partidas eliminatórias irão ganhar atenção especial e sempre terão os titulares em campo. Já no Brasileirão, apenas os confrontos diante de Corinthians e Cruzeiro poderão ter força máxima.
Com o acúmulo de jogos e viagens, os períodos de treinamentos serão menores. Desta forma, a viagem para o Rio de Janeiro, na véspera do confronto de volta contra o Flamengo, também será usada para Renato trabalhar com o grupo. Lá, duas atividades serão realizadas, antes da viagem para São Paulo, onde o Grêmio enfrentará o Corinthians, no dia 18 de julho.