Antes que o caro leitor ache que estou misturando as posições, faço o alerta: o paralelo que fiz no título tem relação com a importância da contratação de Léo Moura, no começo deste ano, e da chegada de Cristian, que foi apresentado na tarde desta terça-feira (cinco).
Na época da contratação do nosso lateral, escrevi uma coluna, substituindo o mestre Cacalo, no Diário Gaúcho, que alertava para o básico, mas que muitos radicais não enxergam aqui na nossa província: Léo Moura não vinha para nos salvar, para ser o novo Messi ou o craque do time. Mas era um baita reforço de grupo, que poderia virar titular. Quem acompanha minimamente futebol, sabe que ele daria certo, pelo seu profissionalismo, condição técnica e física. E foi o que aconteceu.
Liderança, garra e ostracismo: como Cristian tenta retomar sua carreira no Grêmio
Edílson elogia Cristian, novo reforço do Grêmio: "É bom de grupo e quer atuar em alto nível"
Agora, aparece um cenário semelhante. Não espero milagres de Cristian, jogadas no estilo Paulinho ou Iniesta. Mas, é evidente que ele é um belo reforço para grupo, que poderá assumir a titularidade em momentos apertados, e que tem aquele perfil mais sanguíneo, de garra, importante em momentos complicados - vide o jogo contra o Cruzeiro, que teve uma falta de atitude absurda de nosso time.
A chegada de Cristian cresce em importância pela desfalque de Maicon, que só volta em 2017 e é um dos líderes do Grêmio. Um dos motivos das boas atuações do time neste ano, e de sua regularidade, é o grupo numeroso e qualificado que a direção montou. Nas últimas semanas, sofremos algumas perdas muito importantes: o próprio Maicon, Bolaños e, claro, a principal delas, Pedro Rocha.
Tenho certeza de que seu estilo de jogo contribuirá muito para o momento decisivo que o time atravessa. Ou alguém duvida que os próximos cinco ou seis jogos do Brasileirão nos mostrarão nossas reais chances de conquistar um título? E que as atuações contra o Botafogo também nos darão a ideia que podemos, ou não, conquistar a Liberta? Eu, não.
* ZH Esportes