Quando apitar o início de jogo entre Grêmio x Deportes Iquique, na próxima terça-feira, o uruguaio Esteban Ostojich estará estreando em jogos da Libertadores da América. A partida é uma espécie de presente de aniversário antecipado para o juiz que completa 35 anos no dia seguinte ao confronto, 12 de abril.
Ostojich está no quadro da Fifa desde janeiro de 2016 e tem apenas um jogo de Copa Sul-Americana na carreira em competições profissionais. Nas demais oportunidades, foi escalado como juiz reserva e já esteve na Arena do Grêmio nessa condição. Foi o 4º árbitro de Grêmio 1 x 1 San Lorenzo em março de 2013.
Leia mais
Volante Maicon está fora do jogo contra o Iquique
Time de transição do Grêmio faz 7 a 1 sobre o Gaúcho na Terceirona
Grêmio cumpre com louvor a obrigação de avançar no Gauchão
O retrospecto recente de Ostojich indica um perfil rigoroso na aplicação das advertências, com média superior a seis amarelos por jogo. Essa estatística é influenciada pela predominância de partidas do pegado futebol uruguaio. No país vizinho, os cartões aparecem com mais frequência do que nas competições sul-americanas.
A Conmebol tem utilizado as primeiras rodadas da Libertadores para dar espaço a árbitros jovens e que ainda não estão afirmados. A entidade entende que esse é o melhor momento para observações. Nesse sentido, o jogo desta terça-feira pode ser encarado como um teste pra Esteban Ostojich. Ele será auxiliado por Mauricio Espinoza e Miguel Nievas. O 4º árbitro será Jonathan Fuentes. São todos do Uruguai.
Apenas um quarteto brasileiro está escalado na rodada. Luiz Flávio de Oliveira, Kléber Gil, Bruno Pires e Dewson Freitas da Silva estarão no Equador para Emelec x Independiente Medellín.
* Rádio Gaúcha