No segundo teste do Grêmio em 2017, a vitória por 1 a 0 no jogo-treino de sábado com o Aimoré, o último antes da estreia no Gauchão contra o Ypiranga, o técnico Renato pôde observar aspectos importantes de sua equipe. O entrosamento do time segue afinado, mas a fadiga física por conta da pré-temporada ainda deixa os atletas com a "perna pesada", como observou o treinador. Ainda assim, a amostra permite uma análise sobre o que o Grêmio pode apresentar neste início de ano.
Leia mais
Diretor do Hamburgo revela otimismo sobre Walace: "Estou bem confiante"
Grêmio oficializa contratação de Bruno Cortez
Renato confirma proposta por Walace: "É problema da diretoria"
O goleador
No ano passado, Luan dividiu o posto de artilheiro do Grêmio com Pedro Rocha. Neste ano, o faro de gol do atacante segue apurado. Foi com um gol de cabeça, no primeiro tempo do jogo-treino, que o atacante definiu a vitória sobre o Aimoré. Também mostrou ousadia ao tentar dribles e arriscar conclusões ao gol. Ao menos neste início de ano, será ele quem carregará a responsabilidade de ser o homem-gol da equipe.
O maestro
Com contrato renovado até o final de 2018, Douglas já demonstrou suas "pifadas" na pré-temporada. No jogo-treino contra o Aimoré, deixou Pedro Rocha e Ramiro na cara do gol. Embora ainda sofra com o desgaste pela alta carga de exercícios físicos, o camisa 10, eleito o melhor jogador da última Copa do Brasil, dá amostras de que poderá ser tão decisivo para o time quanto foi na conquista do penta.
Os gringos
Os dois hoje são reservas, mas já estão se entendendo bem. O equatoriano Miller Bolaños e o peruano Beto da Silva tiveram boa atuação no segundo tempo do jogo-treino contra o Aimoré. Ao final do jogo, Da Silva criou linda jogada para que Bolaños finalizasse perto da trave. O peruano, inclusive, mostrou habilidade com a bola parada. O outro gringo, o argentino Kannemann, seguiu formando ótima dupla com Geromel na defesa.
Fernandinho
Um dos que mais ficaram em campo no jogo-treino, o atacante que retorna de empréstimo do Flamengo parece exibir mais do mesmo. Arrancadas, velocidade, mas pouca efetividade. Ao final da partida, teve chance clara de gol, mas chutou baixo, para defesa fácil do goleiro do Aimoré. No entanto, carrega a confiança de Renato, que o recebeu com uma longa conversa e está empenhado em extrair seu melhor futebol.
Reforços
Os novos contratados do Grêmio tiveram atuações discretas. Único reforço que iniciou o jogo, o lateral Léo Gomes ocupou-se de tarefas defensivas e pouco subiu ao ataque - mas mostrou bom entendimento com Ramiro. No lado esquerdo, Bruno Cortez entrou no segundo tempo e tentou algumas arrancadas junto a Everton. No meio-campo, Michel mostrou força física, mas mais marcou do que construiu. Na frente, Jael apareceu na área, mas pouco tocou na bola.
ZHESPORTES