O Grêmio aposta no melhor ataque do Brasil para eliminar o Juventude e avançar para a decisão do Gauchão. Nesta noite, a partir das 21h30min, o time de Roger abre a semifinal no Alfredo Jaconi, 48 horas após encarar o Toluca, e terá a volta de Miller Bolaños - que ficará no banco de reservas.
Embora possa contar novamente com o atacante equatoriano, que ficou afastado por 45 dias pelas duas fraturas sofridas na mandíbula, Roger Machado trata de valorizar seu sistema ofensivo, que marcou 46 gols em 23 jogos em 2016. Nenhum outro clube no país teve produção tão efetiva neste início de ano.
Leia mais:
Juventude x Grêmio: tudo o que você precisa saber para assistir ao jogo
Ramiro fala sobre recuperação para sequência de jogos do Grêmio
Com Geromel e Bolaños, Grêmio viaja para enfrentar o Juventude
Para efeito de comparação, o Grêmio já fez mais da metade do total de gols do ano passado: em 67 jogos, balançou as redes em 90 vezes. A média também anima. Em 2015, foram 1,3 gols a cada partida. Neste ano, são dois por jogo.
No entendimento do técnico Roger, o aumento do repertório de construção das jogadas melhorou o rendimento do ataque. Agora, a equipe chega em bloco ao campo ofensivo, com a presença efetiva de todo o meio-campo, que se infiltra na área e dá mais opções de conclusão. Foi o caso do gol de Ramiro contra o Toluca, em que o volante convertido em lateral-direito pegou de surpresa a defesa adversária e superou o goleiro Sánchez em uma cabeçada pelo alto.
– Nossos gols são feitos por jogadores de diferentes posições. A forma como a gente construiu este modo de jogar nos permite colocar mais de um jogador, não só os atacantes, na cara do gol. O Ramiro ainda não tinha marcado, daqui a pouco peço ao Marcelo (Grohe) para ir para a área também – sorri Roger.
Para o jogo desta noite, o técnico poupará dois titulares, que nem viajaram a Caxias: Douglas e Marcelo Oliveira. A surpresa, de certa forma, é o fato de Pedro Geromel ter sido relacionado. O zagueiro sofreu uma pancada no joelho direito contra o Toluca e faz tratamento para diminuir o inchaço na região. Se não tiver condições de entrar em campo, será substituído por Bressan.
Com apenas 48 horas de intervalo entre um jogo e outro, a comissão técnica trata dos mínimos detalhes da recuperação dos atletas. Na noite de terça, os jogadores jantaram no vestiário da Arena, onde comeram hambúrguer, massa, frutas e isotônico. Na quarta-feira, a refeição noturna foi no CT Luiz Carvalho, antes da viagem a Caxias. Outro cuidado da comissão técnica está no sono dos atletas. E também na regeneração muscular com sessões de imersão em banheira com gelo e também com água quente.
– Não é o tempo ideal de recuperação. Mas é o que nos apresenta pelo nosso calendário. Mas temos uma equipe competente de apoio, uma ótima comissão técnica. É tentar recuperar ao máximo para ter condições de enfrentar esta maratona – diz o goleiro Marcelo Grohe.
O Grêmio em 2016
23 jogos / 14 vitórias / 6 empates / 3 derrotas
69,5% aproveitamento
46 gols marcados (média 2 por jogo)
23 gols sofridos (média 1 por jogo)
14 jogos de invencibilidade (última derrota foi para o São Paulo-RG)
Os artilheiros do Grêmio
7 gols - Bobô
6 gols - Pedro Rocha
5 gols - Luan
4 gols - Lincoln
3 gols - Walace, Everton e Douglas
2 gols - H. Almeida, Giuliano, Fred e Geromel
1 gol - Bolaños, Batista, Fernandinho*, Bressan, Ramiro, Edinho e Maicon
*Já deixou o clube
Os melhores ataques do Brasil
1) Grêmio: 46 gols / 23 jogos
2) Corinthians: 43 gols / 22 jogos
3) Ceará: 42 gols / 23 jogos
4) Coritiba: 41 gols / 18 jogos
5) Atlético-MG: 41 gols / 21 jogos
Pontaria afinada
Melhor ataque do Brasil é trunfo do Grêmio para encarar o Juventude
Equipe de Roger Machado fez 46 gols em 23 partidas nesta temporada
Adriano de Carvalho
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project