O Grêmio foi ao Colosso da Lagoa, bateu o Ypiranga por 1 a 0, com gol de Giuliano, e assumiu a terceira colocação no Gauchão. O atacante uruguaio Braian Rodriguez estreou no segundo tempo. No sábado, o Grêmio receberá o atual líder do Campeonato Gaúcho, o Cruzeiro, na Arena, e possivelmente com a estreia de outro reforço uruguaio: o meia Cristian Rodríguez. Yuri Mamute e Fellipe Bastos, ambos suspensos, serão os desfalques.
Ypiranga e Grêmio tiveram um início de jogo empolgante, com ataques de lado a lado. Nos primeiros minutos, Paulo Baier e Saldanha tratavam de levar o time da casa à frente. O Grêmio respondia com Douglas, Giuliano e Mamute. Aos poucos, porém, com uma postura mais agressiva, o Grêmio foi tomando conta da ações ofensivas e passou a pressionar o Ypiranga. O goleiro Carlão realizou uma grande defesa em chute de Fellipe Bastos.
Aos 27 minutos, a superioridade gremista no meio-campo se transformou em gol. Luan lançou Giuliano, que invadiu a área e, mesmo cercado por três defensores, bateu cruzado e venceu o goleiro Carlão. Apesar da desvantagem em casa, o Ypiranga não encontrava soluções para reagir. Bem postado, o sistema defensivo do Grêmio se mantinha firme.
A partir dos 40 minutos, porém, o time de Baier começou rondar a área gremista com maior frequência. Sem conseguir penetração, tentou arriscar chutes de média distância, sem sucesso. Assim que o árbitro Francisco Neto encerrou o primerio tempo, os jogadores do Grêmio se reuniram no meio-campo para comentar acertos e erros da etapa inicial. Somente depois foram para o vestiário.
- O gramado é grande, vamos tentar cadenciar no segundo tempo para segurar a vitória - disse Douglas, no intervalo.
- Recebi um belo passe do Luan, que me encontrou e pude finalizar para o gol - comentou Giuliano, ao descrever o seu gol.
No segundo tempo, o Ypiranga partiu para cima do Grêmio, que teve alguma dificuldade para se reorganizar. Aos 15 minutos, Felipão mandou a campo o estreante Braian Rodriguez e o volante Ramiro. O plano era controlar os avanços dos donos da casa, além de retomar a força ofensiva.
O jogo parecia sob controle até os 24 minutos, quando Fellipe Bastos deu um soco na nuca de Robson. Foi expulso. O Ypiranga passou a pressionar, enquanto o Grêmio buscava os contra-ataques. Aos 29, Felipão foi expulso por reclamar de uma marcação do árbitro Franciso Neto. Ao deixar o reservado, o técnico do Grêmio disse ao árbitro:
- Tu és colorado, tu és colorado.
Apesar de contar com um jogador a mais em campo, o Ypiranga não teve forças para reagir e, diante de um público superior a 10 mil torcedores, viu o Grêmio vencer a segunda partida consecutiva e avançar às primeiras colocações da tabela.
Ouça o gol de Giuliano:
Não deixe de conferir a página do Gremista ZH
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES