Falta exatamente um mês para o Gauchão 2024 começar. Visando à preparação para a principal competição do Estado, nove times já estão treinando, enquanto outros três ainda curtem férias.
Grêmio, Inter e Juventude vão iniciar os treinos no início de janeiro. Tricolor e Colorado se apresentam no dia 8 e o Ju, no dia 3. Enquanto isso, as outras equipes estão se preparando em ritmo acelerado. Confira:
AVENIDA
- Técnico: Márcio Nunes
- Presidente: Jair Eich
- Gauchão 2023: 9º
- Jogadores anunciados: 22
O Avenida começou a treinar no dia 1º de dezembro. A direção manteve o técnico Márcio Nunes, que comandou o clube no último Gauchão e já anunciou 22 jogadores para a temporada 2024.
Entre eles, cinco que estiveram nos Eucaliptos no último Estadual: o lateral-esquerdo César Nunes, o zagueiro Dadalt, o volante Jhonata Lima, o meia Alexandre e o atacante Carlos Henrique. O "Periquito" de Santa Cruz do Sul tem a média de idade mais alta dos nove clubes que já estão treinando até agora: 29,3 anos.
BRASIL DE PELOTAS
- Técnico: Fabiano Daitx
- Presidente: Gonzalo Goñi
- Gauchão 2023: 7º
- Jogadores anunciados: 25
O Brasil foi o primeiro time a se apresentar para os treinamentos visando 2024. O Xavante abriu a temporada no dia 21 de novembro e já fez dois jogos-treino em Pelotas: goleou o Sindicato dos Atletas por 4 a 0, e empatou com o time sub-20 do Grêmio, em 1 a 1.
Houve uma reformulação quase que total em relação ao Gauchão 2023. Permaneceram apenas o zagueiro Rafael Dumas, de 28 anos, e o volante Herisson, da base, de 21. Além do técnico Fabiano Daitx, foram anunciados outros 23 nomes e o rubro-negro tem a média de idade mais baixa entre as equipes que já começaram a trabalhar: 23,7 anos.
CAXIAS
- Técnico: Gérson Gusmão
- Presidente: Mário Werlang
- Gauchão 2023: 2º
- Jogadores anunciados: 27
Atual vice-campeão, o Caxias manteve boa parte do grupo que subiu na Série D do Campeonato Brasileiro. Permaneceram o técnico Gérson Gusmão e 11 jogadores. Entre as novidades apresentadas recentemente estão o goleiro Victor Golas, de 32 anos, que nasceu em Arapongas (PR) mas também é polonês por ter dupla nacionalidade. Ele passou boa parte da carreira na Europa, atuando em clubes de Portugal, Bulgária, Kosovo e Lituânia. Voltou para o Brasil em 2022 e estava no Marcílio Dias-SC.
Nesta semana, a direção fechou a contratação do lateral-direito Nicolás Lugano, 23 anos, que estava no Sud América, do Uruguai. Nascido em Canelones, o jogador é filho do ex-zagueiro campeão do mundo com o São Paulo, Diego Lugano.
GUARANY-BA
- Técnico: William Campos
- Presidente: Tato Moreira
- Gauchão 2023: não disputou (vice-campeão da Série A-2)
- Jogadores anunciados: 25
Vice-campeão da Divisão de Acesso, o Guarany aposta no técnico mais jovem deste Gauchão. Aos 35 anos, William Campos vai para seu segundo estadual na elite. Em 2023, ele treinou o São Luiz.
A direção do clube de Bagé já anunciou 25 jogadores para a próxima temporada com destaque para os experientes Rodrigo Mamá, goleiro, de 40 anos; o zagueiro Micael, ex-Novo Hamburgo, Lajeadense e outros, de 37; e o atacante Michel, 34 anos, goleador do Gauchão de 2015 com o Passo Fundo.
NOVO HAMBURGO
- Técnico: Edinho Rosa
- Presidente: Jerônimo Freitas
- Gauchão 2023: 8º
- Jogadores anunciados: 24
Além do Avenida, o Novo Hamburgo é o outro time que manteve o mesmo treinador de um Gauchão para o outro. Edinho Rosa, 43 anos, segue no comando no time que tem sete remanescentes do último estadual, entre eles o goleiro Lucas Maticoli, o zagueiro Santiago e o meia-atacante Dionathã.
Os treinamentos começaram no dia 27 de novembro e o time já realiza jogo-treino. O lateral Gerethes Cleucir da Silva, o Itaqui, sobrinho daquele que jogou no Grêmio, vai para mais uma temporada no Vale dos Sinos. Aos 33 anos, ele já jogou em 13 times do interior.
SANTA CRUZ
- Técnico: Paulo Henrique Marques
- Presidente: Miguel Schuck
- Gauchão 2023: não disputou (campeão da Série A-2)
- Jogadores anunciados: 28
De volta ao Gauchão depois de 11 anos, o Santa Cruz já tem 13 jogadores confirmados que nunca jogaram na elite do futebol do Rio Grande do Sul. Mas, o técnico Paulo Henrique Marques vai comandar um time que mescla essa inexperiência na principal divisão do futebol gaúcho com nomes de peso em todos os setores da equipe.
O goleiro será Marcelo Pitol, com 41 anos; um dos zagueiros é Thiago Sales, 36, ex-Caxias; o lateral esquerdo é Bruno Collaço, ex-Grêmio; e o centroavante, Hugo Almeida, 37, ex-São Luiz, Ypiranga, Pelotas e Juventude. Nesta quarta-feira (20), ocorre o primeiro jogo-treino, contra o sub-20 do Grêmio, em Eldorado do Sul.
SÃO JOSÉ
- Técnico: China Balbino
- Presidente: Ênio Campos
- Gauchão 2023: 6º
- Jogadores anunciados: 25
O Zeca mudou de técnico as vésperas de começar os treinamentos para 2024, no dia quatro de dezembro. Thiago Gomes aceitou uma proposta do Sampaio Corrêa e foi para o Maranhão. A direção agiu rápido e trouxe de volta o ex-zagueiro China Balbino, que começou a carreira de treinador no Passo D’Areia, em 2015.
Nove nomes do Gauchão 2023 seguem no clube como o goleiro Fábio, os zagueiros Tiago Pedra e Jadson, e o atacante Thayllon. Entre as novidades, chegaram o goleiro Hugo Nogueira, da Inter, de Bebedouro (SP), o meia Evaristo, do Goytacaz-RJ, e o atacante Roberson, que atuou na dupla Gre-Nal, no Juventude e estava no Confiança, de Sergipe.
SÃO LUIZ
- Técnico: Alessandro Telles
- Presidente: Vilson Hepp
- Gauchão 2023: 10º
- Jogadores anunciados: 19
Depois de um mau Gauchão em 2023, onde brigou para não cair, o São Luiz terminou a temporada em alta, conquistando a Copa Rei Pelé e terá mais uma Recopa Gaúcha contra o Grêmio para disputar em 2024. Até aqui, o time de Ijuí foi o que menos anunciou renovações e contratações para o ano que vem.
O técnico Alessandro Telles, de 54 anos, é uma das novidades. Ele subiu com o Guarany, de Bagé, e volta ao 19 de Outubro, onde desempenhou outras funções na comissão técnica. No primeiro jogo-treino da pré-temporada, no último sábado (16), o São Luiz fez 3 a 1 na equipe sub-20 da Chapecoense-SC.
YPIRANGA
- Técnico: Jerson Testoni
- Presidente: Adilson Stancwiecz
- Gauchão 2023: 4º
- Jogadores anunciados: 27
Semifinalista em 2023, perdendo para o Grêmio nos pênaltis, o Ypiranga aposta na base mantida da Série C do Brasileirão. O técnico catarinense Jerson Testoni segue no cargo e com ele mais nove atletas.
Entre as contratações de destaque já anunciadas estão: o zagueiro Fernando, de 29 anos, ex-Caxias; os meias Anderson Uchôa, ex-Remo, e Alisson Taddei, ex-Operário de Ponta Grossa (PR); além do atacante cearense Édson Cariús, de 35 anos, que estava no Botafogo de Ribeirão Preto (SP), e nunca jogou no futebol gaúcho. No próximo dia 22, o "Canarinho" faz o primeiro jogo-treino da preparação contra a equipe sub-20 da Chapecoense-SC, no Estádio Colosso da Lagoa.