Pela quarta vez nas últimas 10 edições do Campeonato Gaúcho, Grêmio e Inter decidiram final em dois clássicos do tamanho da rivalidade centenária da Capital. O Tricolor foi o campeão da edição 2021, neste domingo (23), depois da vitória gremista por 2 a 1 na ida, no Beira-Rio, e do empate por 1 a 1 na Arena. O Grêmio volta a ser tetracampeão seguido do Gauchão, 32 anos depois de alcançar a conquista em 1988.
Antes de levantarem a taça e receberem as medalhas, os personagens do Gre-Nal 432 protagonizaram os momentos que marcaram a decisão na Arena. GZH traz os 10 principais acontecimentos que decidiram o clássico deste domingo.
O Gre-Nal 432 em 10 momentos:
Sem Cuesta
A linha defensiva do Inter estava escalada sem o zagueiro para um Gre-Nal pela primeira vez desde 2019. Dores no tornozelo o tiraram do time titular e deixaram o argentino no banco. Lucas Ribeiro e Zé Gabriel teriam a missão de parar o ataque gremista que vinha a campo com Léo Pereira, Diego Souza e Ferreira.
Confusão e expulsão
Aos 39 do primeiro tempo, Yuri Alberto reclamou de uma agressão que teria sido feita por Rafinha. O colorado ia na direção do quarto árbitro quando o experiente lateral o puxou falando algo e ambos se peitaram. Leandro Vuaden viu de perto e expulsou ambos enquanto os companheiros tentavam separar a confusão. Rafinha, 35 anos, não se conteve e seguiu provocando o atacante, o técnico e outros integrantes do banco adversário. A discussão seguiu até a entrada do túnel que leva para os vestiários, quando os seguranças de ambas equipes entraram em cena para garantir a distância entre os jogadores.
O primeiro de Ferreira
Mesmo depois dos 6 minutos de acréscimos dado por Vuaden, o atacante recebeu preciso passe de Diego Souza no contra-ataque puxado por Matheus Henrique e anotou seu primeiro gol em Gre-Nais. Foi o 11º dele na temporada, e terceiro do Tricolor no placar agregado das finais do Gauchão. Os comandados por Tiago Nunes iam para o vestiário com uma mão na taça.
Entrada de Guerrero
O atacante peruano não atuava desde a goleada sobre o Aimoré em 14 de abril. Fez trabalho de recuperação muscular depois da lesão no joelho e resolveu desavença sobre a renovação contratual com a diretoria. Voltou a campo para o nono Gre-Nal dele, ainda buscando o primeiro gol, aos 15 minutos do segundo tempo.
Entrada de Pepê
Se o centroavante colorado voltava a jogar pelo Inter depois de desistir da rescisão, o ponta-esquerda gremista entrava em campo pela última vez com a camisa do Grêmio. Aos 23 anos, Pepê embarca para Portugal no próximo dia 4, onde se apresenta como reforço do Porto. O atacante entrou em campo aos 20 do segundo tempo.
Dourado empata o placar
Aos 22 do segundo, o capitão que em outros momentos dizia não entender o que acontecia com seu time em clássicos balançou as redes. Volante com altura e posicionamento de zagueiro, Rodrigo Dourado apareceu na segunda trave para cabecear no contrapé de Brenno e deixar tudo igual na Arena.
Pressão colorada
Os minutos seguintes foram de alta intensidade. Ramírez colocou Caio Vidal no lugar de Rodinei e Praxedes no de Moisés. Sem laterais, o Inter foi para cima e quase virou com Paolo Guerrero cobrando falta de perto da área. A bola subiu pela linha de fundo, mas a postura e distribuição da equipe em campo eram mais ofensivas.
Milagres de Lomba
Em duas oportunidades o goleiro colorado impediu que Ferreira definisse o placar na Arena. O atacante gremista arrancava pela esquerda e invadia a área em condições de balançar as redes, mas tinha Lomba fechando o espaço dele no caminho.
O travessão de Vanderson
O lateral arrancou com velocidade para responder os ataques colorados e carimbou o travessão de Lomba em chute cruzado, aos 36 minutos do segundo tempo. A bola seria definitiva para o placar agregado, mas o contra-golpe não virou gol por detalhe.
O gol perdido por Ricardinho e mais confusão
Já nos acréscimos, em boa jogada individual de Ferreira pela esquerda, Ricardinho recebeu passe na pequena área, sem Lomba no caminho, mas acertou a bola com a canela e perdeu o gol mais feito da ainda curta carreira do centroavante. Na jogada seguinte, Ferreira provoca o banco colorado com vibração por lateral conquistada. Recebe empurrões e provocações dos colorados. Ao final do jogo, mais desentendimentos e expulsões.