As oitavas de final do Gauchão de Futsal 2024 ficaram para trás, mas deixaram personagens e curiosidades a serem observados no restante do Estadual. Os jogos das quartas começam na próxima sexta-feira (8).
Zero Hora elencou cinco destaques coletivos e individuais nos quais vale a pena ficar dê olho nas próximas partidas. Confira!
Guarany, o ataque mais poderoso
Além de alcançar a melhor campanha entre os oito classificados, o time de Espumoso tem o melhor ataque do Gauchão. Até o momento, foram 71 gols marcados. Onze deles ocorreram nos dois confrontos das oitavas diante do Novo Barreiro, nas vitórias por 6 a 0 e 5 a 1.
Abaixo do Guarany, Uruguaianense, com 66, Yeesco Futsal, com 64 e Guarani, com 60, aparecem como as equipes que mais balançaram as redes. Diego Cavinato, ala do Guarany, é o artilheiro isolado do campeonato, com 25 gols.
Os ataques do Índio, muitas vezes sem um pivô de referência no quarteto de linha, contam com muita movimentação e toques rápido. Por enquanto, o estilo de jogo se mostrou difícil de ser marcado.
Paredão garante a vaga
Cris Zaparoli defendeu dois pênaltis para Marau na decisão contra a AGE, em Guaporé. O experiente goleiro, que está na nona temporada pela equipe, pegou as cobranças de Jeffinho e Pilotti. Marau levou a melhor por 4 a 1 nas penalidades.
Zaparoli é o atleta que mais vestiu a camisa de Marau. Ele tem passagens por clubes de tradição como Ulbra, ACBF, Atlântico e Copagril e já passou pela seleção brasileira de futsal.
Hat-trick decisivo
Sercca eliminou Horizontina nas oitavas de final em um jogo marcado pela eficiência ofensiva, em Casca. O ala Pedro Marcolla fez três dos cinco gols do time mandante.
O segundo dele — o terceiro do Sercca — saiu em um momento crucial da partida. Horizontina havia acabado de descontar e deixar o placar em 2 a 1. Poderia ser uma reação. Um minuto depois, Marcolla marcou novamente, em chute de fora da área, enquanto o adversário estava com um a menos por conta da expulsão de Willi.
O ala mostrou versatilidade. Fez gols em velocidade, de dentro da área e de fora. Foi "o cara" da partida.
A habilidade de Eric
É destaque em quadra pela Yeesco Futsal, equipe com um dos maiores investimentos da modalidade no Rio Grande do Sul. Fez um gol na primeira partida contra o Santa Rosa, pelas oitavas, e dois no jogo de volta.
Trata-se de Eric. O atleta de 26 anos soma drible, arrancada e capacidade de finalização. Já marcou 12 vezes neste Gauchão e é um dos artilheiros da Yeesco no campeonato.
O melhor público
O Passo Fundo Futsal tem a melhor média de público do Gauchão de Futsal, em torno de 1,2 pessoas. Nas oitavas, novamente ficou na liderança na presença de torcedores: 1.650 no confronto com a AAGF.
Além da boa campanha, com a liderança da fase classificatória, o Passo Fundo Futsal se destaca pela qualidade do ginásio: a Arena Clube Comercial é um dos melhores palcos do campeonato, com uma estrutura nova, inaugurada em abril de 2023.
Acompanhe a cobertura do Gauchão de Futsal em GZH.