Tradicional clube de futebol, que já figurou na Série A do Brasileirão, o Paraná Clube vive dias difíceis e longe dos holofotes. Com dívida de aproximadamente R$ 156 milhões e recuperação judicial homologada pela Justiça, o time fundado em 1989 só tem a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense para jogar no próximo ano.
O Paraná Clube não disputa uma partida oficial de futebol desde 25 junho de 2023, quando foi eliminado na primeira fase da Divisão de Acesso do Estado. A falta esperança da torcida no futebol profissional encontrou escape no futsal, retomado justamente em 2023.
No próximo sábado (25), o clube decide o título da Série Bronze de Futsal, a terceira divisão estadual, contra o Terra Boa. Os paranistas venceram por 7 a 5 no jogo de ida e estão a um empate do título. Antes, na semifinal, o Paraná conquistou o acesso para a Série Prata de 2024.
O Paraná chegou a ter uma esperança quando o assunto é futebol, já que disputou a Série A do Brasileirão em 2018. No entanto, cinco anos depois, sem ter motivos para ir à Vila Capanema, a casa do torcedor se tornou o Ginásio Tarumã. No primeiro confronto da final, 4,8 mil pessoas estiveram no local para apoiar o Paraná. O público foi o maior de todas as divisões do futsal paranaense em 2023, conforme publicou a equipe nas redes sociais.
O Paraná consegue manter o futsal por meio de projetos de incentivo ao esporte e apoio de empresas patrocinadoras. Existe a possibilidade da equipe participar do Campeonato Brasileiro de Futsal organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) em 2024.