A decisão que vale vaga na final. A partir deste domingo (10), este será o roteiro que começará para Grêmio e Brasil de Farroupilha no Gauchão Feminino. O duelo da ida da semifinal será realizado às 15h, no Estádio das Castanheiras.
O embate entre os clubes foi definido pelo posicionamento na segunda fase. As Gurias Gremistas terminaram como líderes, somando 13 pontos. O Brasil, por sua vez, ficou em quarto colocado, com seis pontos. Por conta da melhor campanha, o Tricolor ainda terá a vantagem do mando de volta.
O desempenho na etapa anterior estava entre os objetivos traçados pelas Gurias Gremistas antes do início do torneio estadual. Já pensando em uma possível final, o clube poderá ter o direito de decidir o título em seus domínios.
Neste momento, o foco da preparação está em tentar construir alguma vantagem neste primeiro embate. Para a meia Rafa Levis, camisa 10 do Grêmio, o fator local poderá fazer a diferença em relação às adversárias. E o recado vem de quem é natural de Farroupilha, palco da partida de ida.
— O mando delas lá é muito forte, a torcida sempre vai em peso também. Sabemos que vai ser um jogo bem difícil, mas sabemos também o que podemos fazer pra sair com um bom resultado de lá, e garantir que a gente possa ir para as finais — destacou a atleta das Gurias Gremistas.
Reencontrar o Grêmio é, para o Brasil, sinônimo de tentar um resultado inédito. Por esta mesma fase, os clubes estiveram frente a frente em outras duas oportunidades. No resultado final, as adversárias sempre se saíram melhor.
Mesmo sabendo do favoritismo do Grêmio, a equipe tem buscado se aperfeiçoar nos últimos dias para tentar um placar inédito no jogo de ida.
— Sabemos que a equipe do Grêmio é muito forte, mas a gente vem trabalhando cada dia mais, se esforçando. Vamos em busca da vitória no domingo — destacou Isa Padilha, atacante do Brasil-Far.
Os 90 minutos da decisão começarão neste domingo. Posteriormente, a equipe finalista será decretada com o jogo de volta no dia 15 de novembro, no Estádio da Ulbra, em Canoas.
Duelo de camisas 9 e 10
As atletas Rafa Levis, do Grêmio, e Isa Padilha, do Brasil-Far, possuem uma característica semelhante ao longo do torneio: peças decisivas para os ataques dos seus clube.
Isa Padilha, camisa 9, é quem mais balançou as redes. A artilheira do campeonato soma 10 gols. Ao todo, teve 11 participações decisivas no setor ofensivo.
Do lado do Grêmio, Rafa Levis está buscando retomar o seu protagonismo. Nestas cinco rodadas, ela foi uma das atletas mais decisivas para os resultados positivos: marcou dois gols e deu duas assistências.
O que diz o regulamento
A FGF prevê que em caso de empate, a a definição da equipe classificada será no saldo de gols simples. Se persistir a igualdade, a decisão será nos pênaltis. Não há o critério do gol qualificado.