As Gurias Gremistas estão muito próximas de garantir presença em mais uma final do Gauchão Feminino. O Tricolor abriu vantagem sobre o Brasil-Far ao vencer o jogo de ida da semifinal por 6 a 0, neste domingo (10).
O grande destaque da tarde no Estádio das Castanheiras, foi Shashá. A atacante gremista marcou três dos seis gols. Cássia, Maria Dias (duas vezes) também completaram o placar.
O jogo de volta será na próxima sexta-feira (15), às 15h, no Estádio da Ulbra, em Canoas. Vale destacar que na decisão não há o critério do gol qualificado.
Grêmio tem domínio no 1° tempo, mas converte apenas um gol
Para o primeiro jogo da decisão, a grande novidade na equipe das Gurias Gremistas foi a volta da goleadora Cássia. A atacante estava fora desde a vitória no Gre-Nal, em outubro, por conta de uma lesão muscular.
Antes do jogo começar, houve uma mudança de última hora por opção técnica: Shashá ingressou na vaga de Maria Dias. O time entrou em campo com Lorena; Dani Barão, Mónica Ramos, Tayla e Raissa Bahia; Jessica Peña, Dayana Rodríguez e Bia Santos; Gisele, Shashá e Cássia.
No ataque desde os momentos iniciais, o Grêmio abriu o placar cedo. Aos 4 minutos, em cobrança de falta na entrada da grande área, Shashá cobrou e colocou na cabeça de Cássia. A goleadora cabeceou forte no canto direito e marcou o primeiro gol do jogo nas Castanheiras.
A jogada pelo alto era o principal meio do Grêmio levar perigo. Aos sete minutos, Gisele recebeu cruzamento dentro da grande área e chegou batendo. Para a sorte do Brasil, a bola saiu por cima da meta. Gisele ainda teve uma segunda chance quando Cássia saiu da área e apareceu na ponta esquerda para tabelar com Raissa Bahia. O cruzamento encontrou Gisele na segunda trave, mas a goleira Gabi conseguiu fechar o chute.
Lorena trabalhou pela primeira vez aos 16 minutos, quando Andressinha cobrou falta da ponta esquerda. A tentativa do lançamento parou nas mãos da goleira gremista, sem sustos.
Depois da pausa para a hidratação em virtude do forte calor em Farroupilha, na Serra gaúcha, os times aumentaram a disputa pela bola, mas as defesas se sobressaíram nas chances criadas.
A goleira Gabi voltou a trabalhar aos 35 minutos para salvar o que seria o segundo gol do Grêmio. Depois da troca de passes pelo lado esquerdo, o cruzamento de Cássia encontrou Shashá, que fintou a marcação bateu direto. A goleira do Brasil pulou para espalmar.
A resposta do Brasil veio em contra-ataque. Nubia arrastou a marcação pelo lado direito e avançou até a grande área. Sem muitas opções, preferiu a individualidade e bateu direto, saiu ao lado da trave esquerda de Lorena.
Já nos acréscimos, o Grêmio desperdiçou mais uma oportunidade. Dayana Rodríguez apareceu pelo lado direito e fez um cruzamento preciso para a grande área, buscando a segunda trave, aonde chegava Cássia. Desta vez, a conclusão da goleadora não conseguiu converter e a bola saiu para fora.
Aos 49 minutos, o primeiro tempo foi só encerrado com o placar de 1 a 0 em favor do Grêmio, que poderia ter ampliado a vantagem.
Shashá brilha na etapa final
O Grêmio voltou para a etapa complementar com mudança: Rafa Levis ingressou no lugar de Jessica Peña no meio-campo.
A postura das Gurias Gremistas fez a diferença no placar nos minutos iniciais. Logo no primeiro minuto, Cássia recebeu na frente e saiu cara a cara com a goleira Gabi. A arqueira do Brasil conseguiu se antecipar e afastar. Na sequência, em jogada trabalhada pelo lado esquerdo, Cássia viu a presença de Shashá dentro da grande área. A atacante recebeu, dominou e soltou a bomba de perna esquerda, sem chances para a goleira do Brasil. Era o segundo gol do Grêmio ainda no primeiro minuto de jogo.
Sem deixar a defesa do Brasil respirar, o Grêmio marcou o terceiro aos 11 minutos. Depois do chute de Dayana Rodriguez acertar a trave, a sobra ficou com Shashá que acertou um belo chute.
A tarde era de Shashá. A predestinada que havia ganhando a titularidade de última hora. Minutos depois, novamente em uma jogada pelo lado direito, a defesa do Brasil deixou a atacante livre e ela arriscou o chute da meia direita, e acertou um golaço, encobrindo a goleira. Era o seu terceiro gol e o quarto do Grêmio na decisão.
Com o placar a seu favor, a técnica Thaissan Passos ainda renovou o fôlego do ataque. Aos 20 minutos, Gisele e Cássia deixaram a partida para as entradas de Maria Dias e Luana Spindler.
Aos 24 minutos, o jogo precisou ser interrompido após confusão entre as atletas. O Grêmio reclamou de uma entrada em Raissa Bahia. Houve discussão e empurrões entre as atletas. Bia Santos, do Grêmio, e Carol Pescoço, do Brasil, foram expulsas.
Com vantagem no placar e no jogo, o Grêmio ainda teve qualidade para chegar ao quinto gol. Aos 34 minutos, Rafa Levis cobrou escanteio do lado esquerdo. Maria Dias se adiantou à marcação e fez o desvio de cabeça. A bola desviou na defensora do Brasil, impedindo a defesa da goleira o Brasil. Era o quinto gol do Grêmio em Farroupilha.
Já nos minutos finais, a goleira Gabi impediu o gol de Pri Back, que ingressou no segundo tempo, ao fazer a defesa com os pés.
Já nos acréscimos, em uma arrancada de Dayana Rodríguez, o Grêmio chegou ao sexto. A meio-campista encontrou Maria Dias, que deu um toque por cima da goleira Gabi. A bola ainda bateu na trave, teve a chegada de Luana Spindler, mas quem comemorou o foi Maria Dias.
Com o placar neste jogo de ida, o Grêmio encaminhou a classificação para a final e segue o objetivo de voltar a conquistar a taça do estadual.