A última partida das Gurias Coloradas na Copa Libertadores Feminina foi muito abaixo do desempenho esperado e do que foi apresentado ao longo do torneio. A derrota por 3 a 2 para o Atlético Nacional foi lamentada não apenas pelo placar, mas pela atuação do time dentro de campo, que resultou no quarto lugar.
— Acho que foi uma partida muito ruim da nossa parte, uma partida muito abaixo do que a gente vinha apresentando. É um time muito fadigado, né. Uma sequência de jogos, um dia de descanso a menos. É difícil você recuperar também depois de um quase êxito, depois de uma quase conquista de vaga para final. É sempre muito complicado um time que consegue, querendo ou não ir mais longe, acaba sofrendo um pouco mais e acho que a equipe jogou muito mal tecnicamente, taticamente. Foi muito mal. O time do Atlético Nacional fez uma grande partida e mereceu sair daqui com o terceiro lugar — avaliou o técnico Lucas Piccinato em entrevista à reportagem de GZH no Estádio Pascual Guerrero.
O desfecho ainda da queda na semifinal para o Corinthians e o desgaste físico por conta da série de jogos em sequência estiveram entre fatores atribuídos para o mau desempenho no jogo deste sábado.
— É muito difícil a gente recuperar uma equipe em tão pouco tempo. Não deu nem 72 horas do jogo do Corinthians. Então, é óbvio que tem jogadoras que mentalmente não estão no seu melhor, algumas jogadoras que não conseguiram se recuperar fisicamente, que é o mais importante. Hoje, eu vi um time muito arrastado em campo. Natural de uma sequência muito grande de jogos. Acho que tem um reflexo muito grande, mas não é desculpa porque o Atlético Nacional também jogou uma semifinal e foi eliminado. A gente lamenta ter fechado a Libertadores com um jogo assim, mas faz parte do processo, faz parte do amadurecimento. Se a gente quer se tornar uma equipe sabe jogar a Copa Libertadores, a gente tem que jogar mais vezes, a gente tem que tentar se qualificar para estar mais vezes aqui — completou.
Depois da Libertadores, o elenco colorado já volta a campo na próxima semana para a sequência do Gauchão Feminino. A delegação inicia o retorno da Colômbia para Porto Alegre na noite deste domingo.