Depois de proveitosos dias de treinos na Granja Comary, o técnico Arthur Elias fez nesta segunda-feira (2) uma nova convocação da Seleção Brasileira Feminina. Desta vez, para dois amistosos contra o Canadá, nos quais o técnico vai observar como renderá a equipe com suas modificações técnicas e táticas. As experientes Marta e Cristiane foram chamadas entre as 24 convocadas.
Em comparação com a primeira lista, as ausências são a goleira Kemelli, a lateral Kati e a atacante Jheniffer, todas do Corinthians, além das também atacantes Amanda, do Palmeiras, Nycolle, do Benfica, e Eudimilla, da Ferroviária e as meio-campistas Brena, do Santos, e Ana Vitória, do PSG. Lauren (Kansas City) e Gabi Nunes (Levante) são as novidades.
O treinador explicou o chamada das novas atletas como opções para o time ficar mais letal na frente e bem protegido atrás.
— Gabi Nunes é uma goleadora, jogadora de área. E a opção por Lauren é para ter mais uma jogadora forte de marcação de área — disse o técnico.
Destaque da Ferroviária no Brasileirão, mas fora das finais diante do Corinthians, a jovem Aline Gomes vai passar para aprimoramento e desenvolvimento na seleção sub-17 para não queimar etapas na carreira.
— Aline Gomes é muito jovem, as coisas aconteceram rápido, e precisamos ter um certo cuidado. Falei com ela, estava nos planos. Mas ficou fora da titularidade na Ferroviária e vai fazer o processo na categoria de base. Optamos por oportunidade para outras nesse momento — explicou Arthur Elias, que conversou com a jogadora.
Com trabalho até os Jogos Olímpicos de Paris 2024 no começo, o treinador revelou que são diversas jogadoras em observação, algumas delas ainda não convocadas.
— Temos um grupo de 45 jogadoras sendo observado para ver as 18 ou 22 que vão aos Jogos Olímpicos — disse, feliz com o primeiro contato.
— Identifiquei uma seleção que absorveu bem a ideias do jogo ofensivo, a ocupação de espaço, como avaliar o adversário e como posicionar e ter dinâmicas no campo. Espero um Brasil com mais posse de bola, mas uma posse efetiva e criando chances, fazendo gols. Agora é testá-las em jogo internacional.
A equipe se apresenta no dia 23 de outubro. Os amistosos contra o Canadá serão nos dia 28, em Montreal, e 31, ainda com local indefinido.
— É um desafio assim como vai ser contra as grandes potências do mundo — avaliou o treinador.
— O Canadá é experiente, mas não teve um bom resultado na Copa do Mundo e também está querendo se reerguer para os Jogos Olímpicos. São poucas datas Fifa, mas é bom começar contra um rival grande, que vai nos exigir a saber como ter posição na defensiva, com cuidados na bola parada e no contra-ataque — seguiu.
Arthur Elias ainda explicou o que espera neste início de jornada na seleção.
— O mais importante é desenvolver o modelo de jogo, para ter uma equipe equilibrada a todo momento de jogo. O sistema serve como aliado para distribuir as jogadoras da melhor forma possível, para facilitar o jogo delas, que se sintam à vontade e confiantes.
CONFIRA AS 24 CONVOCADAS
Goleiras
- Leticia Izidoro - Corinthians
- Luciana - Ferroviária
- Camila - Santos
Zagueiras
- Rafaelle - Orlando Pride (EUA)
- Tainara - Bayern de Munique (ALE)
- Kathellen - Real Madrid (ESP)
- Antonia - Levante (ESP)
- Lauren - Kansas City (EUA)
Laterais
- Tamires - Corinthians
- Yasmim - Corinthians
- Bruninha - Gotham (EUA)
Meio-campistas
- Ary Borges - Racing Louisville (EUA)
- Luana - Corinthians
- Duda Sampaio - Corinthians
- Angelina - O.L Reign (EUA)
Atacantes
- Kerolin - North Carolina (EUA)
- Debinha - Kansas City (EUA)
- Bia Zaneratto - Palmeiras
- Geyse - Manchester United (ING)
- Gabi Portilho - Corinthians
- Adriana - Orlando Pride (EUA)
- Marta - Orlando Pride (EUA)
- Cristiane - Santos
- Gabi Nunes - Levante (ESP)