O terceiro lugar desta Copa do Mundo Feminina ficou com a Suécia. No confronto contra a Austrália, neste sábado (19), as suecas confirmaram o retrospecto nesta disputa e venceram pelo placar de 2 a 0, no Estádio de Brisbane. Os gols foram anotados por Rolfo, de pênalti, e Asllani.
A final da Copa, entre Espanha e Inglaterra, será neste domingo, Às 7h (horário de Brasília). Veja como acompanhar.
Com o resultado, a Suécia levou para casa a quarta medalha de terceiro lugar em edições do Mundial Feminino. Antes disso, já havia vencido em 1991, 2011 e 2019. O melhor desempenho segue sendo o vice-campeonato em 2003.
Para as australianas, o quarto lugar é um resultado inédito, superando a campanha de 2007, quando foram eliminadas pelo Brasil na fase de quartas de final.
Vantagem no primeiro tempo
O duelo começou movimentado desde o apito inicial. No primeiro minuto de jogo, a Suécia criou a primeira oportunidade. Blackstenius recebeu na frente, invadiu a grande área e bateu cruzado. Arnold conseguiu espalmar e zaga afastou.
Com marcação forte, ainda no campo de defesa da adversária, a Suécia criava dificuldades para a Austrália, que também errava alguns passes. A chance mais perigosa das donas da casa foi criada aos 22 minutos. Em jogada pelo lado direito, Carpenter cruzou e Raso aproveitou o vacilo da defesa, conseguindo concluir sozinha. Musovic conseguiu espalmar e evitar o gol no ângulo.
Aos 25 minutos, em lance de ataque, Blackstenius recebeu toque no pé de apoio, quando avançava dentro da grande área e, após revisão no VAR, a árbitra Cheryl Foster assinalou a penalidade. Rolfo foi para a cobrança e converteu. O chute foi rasteiro, no canto esquerdo de Arnold, colocando a Suécia na frente, aos 30 minutos.
Com a vantagem no marcador, as suecas seguiram com maior volume de jogo, empurrando as australinas para o seu campo de defesa. Blackstenius teve duas grandes oportunidades, mas as tentativas foram para fora.
Já nos acréscimos, a Austrália teve boa chance pelo alto. Depois da bola alçada para área, a zaga afastou e Sam Kerr ficou com a sobra no lado direito e bateu forte, cruzado, mas Musovic fez a defesa.
Contra-ataque decisivo
A volta do intervalo começou como o mesmo panorama do primeiro tempo: marcação forte da Suécia e a Austrália com dificuldades para sair do próprio campo.
Uma das primeiras tentativas de ataque das Matildas veio aos 16 minutos, quando Carpenter tentou o cruzamento para área e a bola pegou efeito, mas Musovic estava atenta e fez a defesa na primeira trave.
O que parecia ser uma retomada das australinas terminou com um contra-ataque mortal das suecas. Kaneryd roubou a bola quando a Austrália estava no ataque e arrancou. Blackstenius recebeu o passe na ponta esquerda e viu Asllani aparecendo livre no meio. O passe foi para a camisa para a camisa 9, que bateu da meia-lua da grande área, no canto esquerdo de Arnold, fazendo o segundo gol aos 17 minutos da etapa final.
A Austrália teve grande chance aos 24 minutos, quando Polkinghorne ficou com a sobra após cruzamento para a pequena área e tentou a conclusão. No reflexo, Musovic fez a defesa e evitou o que seria o gol de desconto. A bola área seguiu sendo uma das principais tentativas das australianas para chegar ao gol. No entanto, a goleira sueca foi soberana nos lances.
No apito final, aos 51 minutos, os aplausos saudaram a conquista da Suécia e o desempenho histórico das Matildas neste Mundial em casa.
Campanha da Suécia na Copa do Mundo
- Passou na primeira colocação em uma chave com Argentina, Itália e África do Sul;
- Nas oitavas, eliminou os Estados Unidos, nos pênaltis, por 5 a 4;
- Nas quartas, passou pelo Japão, com uma vitória de 2 a 1;
- Nas semis, perdeu para a Espanha, por 2 a 1.
Campanha da Austrália na Copa do Mundo
- Classificou na primeira colocação no grupo B, com Nigéria, Canadá e Irlanda;
- Nas oitavas, venceu a Dinamarca, por 2 a 0;
- Nas quartas, eliminou a França, nos pênaltis, por 7 a 6;
- Nas semis, caiu para a Inglaterra, com uma derrota de 3 a 1.