O Juventude iniciará a luta pelo maior objetivo do ano no próximo domingo (23), às 15h. O primeiro adversário será o Criciúma, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Para avançar no Brasileirão Feminino A-3, as Alviverdes não poderão errar. Como o campeonato ocorre em mata-matas desde a fase inicial, terão de eliminar o time catarinense, atual vice-campeão estadual, para seguir adiante.
— Sabemos que o modelo do campeonato, de mata-matas, prejudica não só o Juventude como todas as equipes. Ele não te dá margem de erro e nós trabalhamos para isso. Fizemos treinos competitivos com o sub-20, mesclando sub-20 e o profissional. Acho que o sub-20 cresceu e o profissional também — avalia o técnico Luciano Brandalise.
O Criciúma chega para o enfrentamento depois do vice-campeonato no Catarinense de 2022. A equipe venceu três jogos no estadual e foi derrotada apenas pelo Avaí Kindermann, que disputa a elite do Brasileirão Feminino, para conquistar a vaga na Série A-3. O Ju espera um jogo decidido nos detalhes.
— O Criciúma é uma equipe jovem e competitiva, que tem um ataque forte. Um time com bastante velocidade. E do meio para trás é uma equipe mais experiente, com gurias que têm uma rodagem um pouco maior. O que prevemos é um jogo muito parelho, disputado e decidido nos detalhes. Mas que vamos procurar imprimir o nosso modelo de jogo, propor o jogo em busca do gol — diz o técnico.
Para ir além neste ano, o Juventude foi ao mercado e contratou atletas mais experientes. Em relação ao time que acabou eliminado pelo Flamengo de São Pedro na primeira fase da A-3 em 2022, apenas uma atleta deve atuar neste domingo: a atacante Greyce.
— O que muda do ano passado para esse é praticamente tudo. Nós chegamos com uma equipe forte, competitiva e com uma experiência um pouco maior — complementa:
— O que a gente espera é uma equipe mais madura, sabendo o que quer em campo, com o objetivo e o modelo de jogo bem definidos, e o nosso grande objetivo disso tudo é a mescla. Temos jogadoras mais rodadas que têm como orientar as meninas que estão subindo.
Depois deste duelo, Ju e Criciúma voltarão a se enfrentar no próximo dia 30, no Heriberto Hulse, em Santa Catarina, para definir o classificado à segunda fase.