A eliminação para a Croácia encerrou o ciclo de Tite na Seleção Brasileira. O treinador deixará a equipe após a derrota para os croatas nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. O mesmo caminho deve acontecer com outros jogadores que disputaram o Mundial em novembro e dezembro desse ano, casos de Thiago Silva e Daniel Alves, ambos quase na casa dos 40 anos.
Uns saem, outros chegam. Novos jogadores devem começar a fazer parte do elenco assim que o novo técnico do Brasil for escolhido pela CBF. Alguns nomes despontam como favoritos para ganharem oportunidades com a camisa da Seleção principal.
As duas laterais sofrem com carências nos últimos anos. Ainda que Danilo e Alex Sandro tenham sido titulares na Copa, a permanência deles não é garantida para as próximas competições. Assim, novas lacunas se abrem na Seleção.
Vanderson, ex-Grêmio e atualmente no Monaco-FRA, pode aparecer nas próximas listas de convocados. Além de jogar na lateral, ele também pode atuar na segunda linha do meio de campo. Outro que também passou pelo Tricolor e pode ganhar chances é Caio Henrique. O lateral-esquerdo também está no Monaco-FRA e recentemente teve seu nome ligado à Espanha.
No meio de campo, um nome que chegou a ser lembrado já para o Catar é o do meio-campista João Gomes, atualmente no Flamengo. O volante tem vigor físico e bom passe na saída de jogo. Fez boa dupla com Thiago Maia nas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores.
No ataque, o Brasil está melhor servido de opções. Angelo, Marcos Leonardo e Endrick, nomes que vêm sendo chamados para as seleções de base, mas que, mesmo com a baixa idade, podem ser convocados logo no próximo ciclo. Os dois primeiros são crias do Santos e já fazem parte do elenco profissional. Marcos Leonardo é um camisa 9 que não tem tanta estatura, mas tem bom posicionamento e faro de gol.
Já Endrick tem 16 anos e já é considerado um fenômeno. Mesmo com a baixa idade, o atacante já é especulado no Real Madrid e pode deixar o Palmeiras já em 2024. Com três gols pelo elenco profissional, o jogador tem qualidades peculiares, além da velocidade e habilidade técnica, Endrick tem faro de gol.