Fernando Santos deixou o comando da seleção de Portugal, anunciou nesta quinta-feira (15) a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), cinco dias após a eliminação da equipe nas quartas de final da Copa do Mundo.
As duas partes chegaram a um acordo para "dar por encerrado o percurso de grande sucesso iniciado em setembro de 2014", informou a FPF, cuja direção "iniciará agora o processo de escolha do próximo treinador nacional".
— Saio com enorme sentimento de gratidão. Quando se lidera grupos, tem que se tomar algumas decisões difíceis. É normal que nem todos fiquem contentes com as escolhas que fiz — disse Fernando Santos em um vídeo publicado no site da federação.
O treinador português, de 68 anos, tinha afirmado no último sábado (10) que não planejava se demitir, mesmo após a eliminação do Mundial, nas quartas de final, para o Marrocos. Segundo a imprensa local, no entanto, a FPF desejava encerrar seu contrato, que iria até a Eurocopa de 2024.
Números da trajetória
Fernando Santos estava no comando português desde 2014. Ao todo foram 68 vitórias, 21 empates e 20 derrotas. Esta não foi sua primeira experiência à frente de uma seleção nacional. Entre 2010 e 2014 treinou a Grécia.
Sua carreira em território português começou no Estoril-POR, em 1988. Depois de seis anos, foi para o Estrela-POR, time da segunda divisão. Ele também treinou os três principais times do país: Porto, Sporting e Benfica.