O atacante japonês Takumi Minamino entrou nos assuntos mais comentados da internet brasileira nesta segunda-feira (5), mas não por causa da atuação do Japão contra a Croácia, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, que acabou em vitória nos pênaltis dos europeus.
O jogador, na verdade, se tornou assunto por algo que fez há oito anos: entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes. Segundo a história, recuperada pelo colunista do Uol Rafael Reis, Minamino bateu o recorde de maior número de "high fives" distribuídos em um minuto em 2014, quando cumprimentou 187 pessoas enfileiras, de uma só vez.
"High five" é a expressão inglesa para o cumprimento de mão aberta, muito usada por atletas na hora de comemorar algum resultado ou finalização.
Na partida desta segunda, Minamino não teve muito o que comemorar. Após um empate em 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, o jogo do Japão com a Croácia foi para os pênaltis. Camisa 10, ele foi o primeiro a tentar marcar e acabou perdendo a chance, assim como outros dois companheiros, levando à classificação dos croatas e eliminação da seleção nipônica.
Até hoje, o Japão nunca chegou às quartas de final de um Mundial. Sua melhor campanha foi em 2002, quando foram os anfitriões ao lado da Coreia do Sul, e acabaram na nona posição, resultado repetido na África do Sul, em 2010.