A França fez valer sua maior qualidade técnica e bateu a Polônia por 3 a 1 neste domingo (4), em Doha, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Os poloneses deram trabalho, mas Mbappé foi decisivo. O camisa 10 deu o passe para Giroud abrir o placar, no primeiro tempo, e depois marcou duas vezes na etapa final para confirmar a vitória e virar o artilheiro do Mundial de forma isolada — agora tem cinco gols. De pênalti, Lewandowski diminuiu no último lance do jogo.
Classificada, a França espera pelo vencedor do confronto entre Inglaterra e Senegal, que se enfrentam a partir das 16h deste domingo.
Em uma Copa do Mundo marcada por surpresas, as vitórias de Holanda e Argentina sobre Estados Unidos e Austrália afastaram um pouco o clima de desconfiança em cima das favoritas. Assim, a atual campeã França chegou ao confronto com a Polônia, Estádio Al Zumama, com a missão de superar o até então melhor goleiro do Mundial Szczesny para não ser a primeira grande seleção a cair nas oitavas.
Desde o começo, a França tentou impor seu jogo. Os espaços eram raros, mas começavam a ser abertos por Mbappé. Em duas arrancadas pela esquerda, o camisa 10 deu cruzamentos perigosos antes dos 10 minutos. Aos 13, a primeira finalização veio com o volante Tchouaméni, defendida por Szczesny. O goleiro polonês também pegou firme um chute de Dembelé aos 16.
Esperança de gols da Polônia, Robert Lewandowski apareceu aos 20 minutos. Ele recebeu na entrada área, chutou e mandou perto da trave esquerda. A resposta francesa veio em grande estilo, dessa vez sem a participação de Mbappé. Griezmann tocou em profundidade para Dembélé, que cruzou na medida para Giroud. O centroavante francês deu o carrinho com o gol aberto e mandou para fora.
Diferente do que aconteceu contra a Argentina na fase de grupos, a Polônia não abdicou de atacar diante dos atuais campeões mundiais. Aos 37, teve duas grandes chances para abrir o placar em uma mesma jogada. Primeiro, Lloris fez a defesa em finalização à queima-roupa de Zielinski. O rebote caiu para Krychowiak, que tirou do goleiro francês, mas o zagueiro Varane apareceu em cima da linha para salvar.
Apesar do bom momento polonês na reta final do primeiro tempo, a maior qualidade francesa fez a diferença. Aos 43, Mbappé encontrou Gidoud em um belo passe. O centroavante teve categoria para tirar a bola de Szczesny e abrir o placar antes do intervalo.
A França voltou para a etapa final disposta a definir logo a partida. Szczesny teve trabalho em falta batida por Griezmann. Aos 10, uma grande chance francesas. Mbappé chutou da entrada da área, a bola desviou na zaga e passou perto da trave esquerda. A essa altura, Szczesny havia sido traído pelo desvio e pôde apenas torcer para a bola não acertar o alvo.
Mbappé voltou a ter uma chance aos 17. Dessa vez uma linda jogada. Dominou com estilo tabelou com Rabiot e bateu de primeira uma bola que subiu demais e foi por cima do gol polonês. A Polônia se mostrava completamente perdida diante do alto ritmo importo pela França.
Senhoras e senhores: com vocês, Kylian Mbappé
Confira a coluna
Em busca de reação, o técnico Czeslaw Michniewicz mexeu aos 18. O atacante Milik entrou no lugar do meio-campista Szymanski.
Com mais um homem na frente para acompanhar Lewa, a Polônia voltou a ocupar mais o campo de ataque. O problema disso era o espaço de campo que gerava para Mbappé explorar.
Aos 28, o camisa 10 aproveitou. Mbappé recebeu passe de Dembélé, dominou e soltou uma bomba no ângulo de Szczesny para ampliar.
A importância de Giroud na classificação da França
Confira a coluna
Mas havia tempo para mais uma obra prima do camisa 10 da França. Aos 42 minutos, Mbappé fez um golaço para transformar o placar em goleada e chegar a nove gols em Copas do Mundo – marca que nenhum outro jogador na história atingiu aos 23 anos.
Nos acréscimos, o VAR apareceu para auxiliar na marcação de um pênalti para a Polônia. Lewandowski errou a primeira cobrança, mas teve uma segunda chance porque Lloris se adiantou. O polonês marcou um gol de despedida do Mundial na vitória francesa por 3 a 1.
FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo – Oitavas de final - 4/12/2022
França
Lloris; Koundé (Disasi, 47’/2ºT), Upamecano, Varane, Theo Hernandez; Tchouaméni (Fofana, 20’/2ºT), Rabiot; Dembélé (Coman, 20’/2ºT) , Griezmann e Mbappé; Giroud (Thuram, 20’/2ºT). Técnico: Didier Deschamps
Polônia
Szczesny; Cash, Glik, Kiwior e Bereszynski; Krychowiak (Bielik, 25’/2ºT); Kaminski (Zalewski, 25’/2ºT), Zielinski Szymanski (Milik, 18’/2T) e Frankowski; Lewandowski. Técnico: Czeslaw Michniewicz
GOLS: Giroud (F), aos 43 do 1º tempo; Mbappé (F), aos 28min, aos 42min, Lewandowski (P), aos 52min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Tchouaméni (F); Bereszynski, Cash (P)
Arbitragem: Jesus Valenzuela, auxiliado Jorge Urrego e Tulio Moreno. VAR: Juan Soto (quarteto venezuelano)
Local: Estádio Al-Zumama, em Doha