A Copa do Mundo no Catar não está sendo nada fácil para os alemães. Depois de perder para o Japão na estreia e apenas empatar com a Espanha, a seleção tetracampeã precisa vencer a Costa Rica nesta quinta-feira (1º) e torcer por resultado paralelo. Os jogos do Grupo E estão marcados para as 16h.
No mesmo horário, Japão e Espanha duelam pelo mesmo motivo de todas as equipes do Grupo E: a classificação para as oitavas de final. Além da vitória, a Alemanha precisa que os japoneses não vençam os espanhóis. Em caso de empate neste jogo, a equipe do técnico Hansi Flick necessita ganhar por dois ou mais gols para avançar de fase pelo saldo.
Já a Espanha joga pelo empate para passar ao mata-mata da maior competição de nações do planeta. Seu adversário, o Japão, se classifica com uma vitória simples. O empate também serve para os asiáticos, mas, neste caso, os alemães não podem derrotar os costa-riquenhos por mais de um gol de diferença.
A situação mais complicada do grupo é a da Costa Rica, que precisa de um resultado melhor que os japoneses. Se os dois vencerem, tem de tirar uma diferença de seis gols de saldo.
Em 2018, a Alemanha foi eliminada na primeira fase, com uma vitória e duas derrotas. Na ocasião, estreou perdendo de 1 a 0 para o México, venceu a Suécia por 2 a 1, mas encerrou sua participação ao sofrer um amargo 2 a 0 para a Coreia do Sul.
A desclassificação alemã de forma precoce em Copas só havia ocorrido em 1938, quando ainda não havia fase de grupos. A seleção caiu após um empate e uma derrota para a Suíça.
Classificação do Grupo E da Copa antes da terceira rodada
- Espanha - 4 pontos (+7)*
- Japão - 3 pontos (zero)*
- Costa Rica - 3 pontos (-6)*
- Alemanha - 1 ponto (-1)*
*saldo de gols