Para homenagear Pelé, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, propôs neste domingo (11) à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a substituição de três das cinco estrelas sobre o escudo por corações. A ideia busca destacar os três títulos mundiais conquistados pelo craque brasileiro e exaltar sua cidade natal, Três Corações, em Minas Gerais.
O escudo da Seleção Brasileira, bordado no uniforme, traz cinco estrelas, correspondentes a cada um dos títulos mundiais conquistados: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Pelé conquistou as três primeiras Copas do Mundo do Brasil, o que o torna o único jogador tricampeão mundial até hoje.
— Fazemos essa proposta em nome da Conmebol à CBF para que Pelé sempre viva com a camisa do Brasil, que três estrelas sejam trocadas por três corações — afirmou Domínguez, em evento organizado pela Conmebol, em Doha, em homenagem ao Rei do Futebol.
— É uma proposta um pouco inusitada, vamos ver. É um proposta bonita, acho que visualmente não fere muito. Mas tirar estrelas, botar corações... Vamos ver — disse Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, que esteve no evento da Conmebol.
Pelé, 82 anos, está internado em São Paulo desde 29 de novembro para reavaliação do tratamento quimioterápico para câncer de cólon detectado no ano passado. Poucos dias depois, o hospital informou que ele também estava sendo tratado de uma infecção pulmonar, consequência, segundo sua família, de uma infecção por covid-19 que havia sofrido algumas semanas antes.