Nem tudo foi festa na abertura da Copa do Mundo 2022 neste domingo (20). Enquanto torcedores com ingressos seguiam para o estádio Al Bayt, sede da partida inaugural do Catar contra o Equador, repórteres da Gaúcha presenciaram pessoas tentando invadir a Fanfest.
— Sabe aquele aglomerado de estouro da boiada na hora de show? É a mesma coisa — contou Rodrigo Adams.
Oficialmente chamada de "Fan Festival da Fifa", o local abriu suas portas na tarde do sábado (19), com show do cantor colombiano Maluma. Neste domingo, o volume mais alto de torcedores combinado a uma entrada estreita, levou à tentativa de invasão:
— As pessoas tentaram invadir tanto pelo portão principal, quanto portões secundários, como o portão de imprensa e portão de segurança — completou Adams.
Segundo o relato, haviam cerca de 500 pessoas aglomeradas em frente à entrada do evento, uma esplanada com grama sintética, localizada a menos de 100 metros da saída do metrô, faltando noventa minutos para a partida.
— As pessoas estão sentadas, literalmente, na grama sintética [em frente à Fanfest] como se fosse um piquenique, um camping, para acompanhar a estreia da seleção do Catar. Talvez seja esse o grande motivo de termos tantos cataris aqui, neste momento — conclui.
Além de ser a primeira Copa do Mundo sediada no Oriente Médio, o Mundial de 2022 marca a primeira participação do Catar no torneio.