Foi mais difícil do que o esperado, mas o Brasil venceu a Suíça, por 1 a 0, nesta segunda-feira (28), pela fase de grupos da Copa do Mundo. Com 100% de aproveitamento, a Seleção Brasileira garantiu a vaga nas oitavas de final com uma rodada de antecedência. Na coletiva após a partida, o técnico Tite valorizou o resultado obtido, que contou com a participação de jogadores que não são considerados titulares:
— Há um leque de opções que temos. É um processo de quatro anos de construção. Quem venceu hoje foi o processo. Foram quatro anos desenvolvendo os atletas, mesmo os mais jovens, e dando oportunidades. Sem isso, seria muito difícil. Temos também as qualidades técnicas individuais. E nisso está incluído o Rodrygo.
Rodrygo entrou no intervalo na vaga de Lucas Paquetá, que desempenhou, no primeiro tempo, a função de Neymar, desfalque em razão de uma lesão no tornozelo direito. O meia revelado pelo Flamengo sofreu com uma gripe durante os últimos dias. No entanto, Tite garantiu que ele estava em plenas condições de jogo.
— Foi uma opção tática. Às vezes o jogo pede algumas coisas e nós temos de ter a capacidade de lê-las. Foi um jogo difícil. A Suíça foi a melhor defesa das ligas europeias. O Paquetá estava em condições normais. Não usamos atletas que não estejam em condições normais, mas o jogo pediu uma outra possibilidade e aí houve a entrada do Rodrygo — ressaltou Tite.
O técnico também explicou a opção por Éder Militão, em detrimento de Daniel Alves, no lugar deixado por Danilo, também lesionado. Tite justificou a opção por uma alternativa mais defensiva em razão da estratégia dos suíços, que apostaram em dois pontos de velocidade pelos lados.
— São dois jogadores (Militão e Daniel Alves) de características diferentes. Um é de imposição. Eu digo que ele tem um turbo. Ele conduz e tem uma chegada na frente com consistência de marcação. O outro é um articular, um construtor. Entendemos que, pela estratégia da Suíça, que veio com jogadores de velocidade pelo lado, que teríamos de ter um jogador pelo lado que nos desse consistência. Essa foi a nossa ideia, de ter um jogador para conter essa velocidade pelos lados — pontuou.
O próximo jogo da Seleção Brasileira, pela última rodada da fase de grupos, é na sexta-feira (2) contra Camarões.