Após a empolgação com a vitória sobre a Sérvia, na estreia na Copa do Mundo, a sexta-feira (25) do Brasil foi um dia de preocupação com Neymar e Danilo. Os dois jogadores tiveram lesões nos tornozelos diagnosticadas e serão desfalques, pelo menos, para o restante da fase de grupos. GZH mostra como o técnico Tite pode montar a Seleção Brasileira sem a dupla.
Para o lugar de Danilo, o ficha 1 é Daniel Alves. O jogador de 39 anos, que teve sua convocação motivo de debate, é o único lateral-direito de ofício no Catar. No dia do anúncio da lista, Tite explicou que a forma como o Brasil tem jogado favorece para que Dani Alves seja utilizado, já que os laterais da Seleção não têm a missão de aparecer constantemente na linha de fundo.
— Na medida que tem ponta, tu não vai ter lateral na ponta. Tu não vai ter lateral ofensivo, vai ter construtor. A qualidade que o Daniel presta nisso é importantíssima. Vamos ter nele um jogador para ser organizador e não de correr 60 ou 70 metros de ida e volta — explicou Tite em 7 de novembro.
Isso foi visto na vitória brasileira sobre a Sérvia. Quando se colocou em organização ofensiva, o Brasil teve Raphinha e Vini Jr. abertos enquanto os laterais Danilo e Alex Sandro apareciam mais próximos de Casemiro para auxiliar na construção de jogo. Será esse o papel que Daniel Alves irá exercer entrando no lugar de Danilo.
Dependendo de sua ideia para o jogo, caso precise de uma maior segurança defensiva na lateral, Tite tem como opção o zagueiro Éder Militão. O jogador do Real Madrid já foi utilizado nessa função, por exemplo, no amistoso contra Gana, em setembro.
Possíveis substitutos de Neymar
Já para o lugar de Neymar, Tite tem mais opções. Diante da Sérvia foi Rodrygo quem executou a função que era do camisa 10 após a lesão. Há na reserva ainda para a posição de meia Everton Ribeiro, do Flamengo, mas quem mais atuou na função de homem por trás do centroavante nas ausências de Neymar foi Lucas Paquetá.
Neymar esteve em campo em 10 dos 17 jogos nas Eliminatórias. Em quatro de suas ausências (Bolívia, Equador, Argentina e Venezuela) foi Lucas Paquetá quem fez a função do camisa 10. Roberto Firmino e Philippe Coutinho foram os outros jogadores que iniciaram como titular nesse posicionamento, mas ambos ficaram de fora da convocação para a Copa do Mundo.
Como fica com Paquetá
A entrada de Vini Jr. na equipe contra a Sérvia mexeu no posicionamento de Lucas Paquetá, que deixou de ser o homem aberto do lado esquerdo para atuar como volante próximo a Casemiro. Para ele exercer a função de Neymar, Fred deverá retornar ao time.
Como fica o Brasil com a volta de Fred :
Uma vitória sobre a Suíça poderá já garantir a classificação do Brasil para as oitavas de final da Copa do Mundo. Isso dará para Tite a oportunidade de testar alternativas no time diante de Gana para o caso de Danilo e, principalmente, Neymar não puderem atuar na próxima fase do Mundial.