Esta segunda-feira (28) terá quatro jogos pela fase de grupos da Copa do Mundo. A primeira partida, às 7h, será entre Camarões e Sérvia, no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah. Ainda pela manhã, às 10h, Coreia do Sul e Gana se enfrentam no Estádio Cidade da Educação, em Doha.
Depois, no começo da tarde, às 13h, Brasil e Suíça jogam no Estádio 974, também em Doha. Fechando o dia, às 16h, Portugal e Uruguai duelam no Estádio Lusail, em Lusail.
Onde assistir aos jogos desta segunda-feira
- GZH acompanha os quatro jogos em tempo real;
- A Rádio Gaúcha abre a jornada 6h55min (Camarões x Sérvia), às 9h55min (Coreia do Sul x Gana), às 12h55min (Brasil x Suíça) e às 15h55min (Portugal x Uruguai);
- Os canais RBS TV e SporTV anunciam transmissões ao vivo.
Camarões x Sérvia: escalações confirmadas e como chegam
Camarões
Epassy; Fai, Castelletto, N'Koulou e Tolo; Anguissa, Kunde e Hongla; Ekambi, Choupo-Moting e Mbeumo. Técnico: Rigobert Song
Sérvia
Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic, Lukic, Kostic e Maksimovic; Tadic e Milinkovic-Savic; Mitrovic. Técnico: Dejan Stojkovic.
Arbitragem
Moh. Abdulla Mohammed, auxiliado por Mohamed Alhammadi e Hasan Almahri (trio emiradense). VAR: Nicolas Gallo (COL)
Como chega Camarões
Derrotado pela Suíça na rodada de estreia, Camarões entra em campo, contra a Sérvia, precisando vencer para evitar uma eliminação precoce na Copa do Mundo do Catar. O técnico Song recebeu críticas pela escalação contra os suíços, mas prometeu que o time irá jogar melhor contra os sérvios.
Como chega a Sérvia
O clima na Sérvia após a derrota para o Brasil na estreia da Copa do Mundo é de confiança. Neste domingo, o técnico Dragan Stojkovic procurou adotar discurso positivo, especialmente pela melhora física de peças como Mitrovic, Vlahovic e, principalmente, Kostic.
Coreia do Sul x Gana: escalações confirmadas e como chegam
Coreia do Sul
Kim Seung-Gyu; Moon-hwan, Min-jae, Young-Gwon, Jin-su; Hwang e Jung Woo-Young; Chang-Hoon Kwon, Woo-Yeong Jeong, Son Heung-min; Gue-sung Cho. Técnico: Paulo Bento
Gana
Ati-Zigi; Lamptey, Amartey, Salisu e Mensah; Partey, Samed e Kudus; André Ayew, Iñaki Williams e Jordan Ayew. Técnico: Otto Addo.
Arbitragem
Anthony Taylor, auxiliado por Gary Beswick e Adam Nunn (trio inglês). VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)
Como chega a Coreia do Sul
Apesar do empate na estreia contra o Uruguai, os sul-coreanos tiveram mais volume de jogo do que os sul-americanos. A aposta da Coreia segue sendo na qualidade de Son, meia-atacante do Tottenham, que passou em branco na partida contra o Uruguai.
Como chega Gana
A derrota para Portugal não foi o resultado desejado pelos africanos, mas a atuação não foi tão longe da esperada. Ayew e Kudus foram os destaques dos ganeses na primeira partida. O time de Gana é lanterna do Grupo H, com zero pontos.
Brasil x Suíça: prováveis escalações e como chegam
Brasil
Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior. Técnico: Tite
Suíça
Sommer; Widmer, Akanji, Elvedi e Rodriguez; Freuler e Xhaka; Shaqiri, Sow e Vargas; Embolo. Técnico: Murat Yakin
Arbitragem
Ivan Barton (ELS), auxiliado por David Moran (ELS) e Zachari Zeegelaar (SUR). VAR: Drew Fischer (CAN)
Como chega o Brasil
Depois de uma boa estreia, com vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, o Brasil lidera o Grupo G pelo saldo de gols. Favorita para avançar na primeira posição da chave, a Seleção Brasileira terá de superar a Suíça pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Até hoje, foram dois empates: 2 a 2 em 1950 e 1 a 1 em 2018.
Além do adversário, o técnico Tite terá de superar os desfalques, já não poderá contar com o lateral-direito Danilo e o camisa 10 Neymar. Ambos saíram lesionados do jogo de estreia e ficarão de fora do restante da fase de grupos.
Assim, há dúvidas na equipe. Na lateral, podem entrar Éder Militão ou Daniel Alves, enquanto no meio-campo poderá ingressar Fred, em uma opção mais cautelosa, ou Rodrygo, em uma escalação mais ofensiva. Contudo, o time conta com o oportunismo de Richarlison, que marcou os dois gols da vitória brasileira na primeira partida do Mundial.
Como chega a Suíça
Do outro lado, a seleção da Suíça fez um jogo duro contra Camarões na estreia e conseguiu a vitória por 1 a 0 com gol de Breel Embolo, no início do segundo tempo. A missão da equipe comandada pelo técnico Murat Yakin é buscar uma vaga nas oitavas de final. Para isso, tentará somar ao menos um ponto diante do Brasil para não dar chance para Sérvia ou Camarões tomar a segunda posição do grupo.
Sem desfalques para enfrentar a Seleção Brasileira, os suíços apostam na boa consistência defensiva e nos experientes Xhaka e Shaqiri para tentar arrancar ao menos um empate no Estádio 974. A principal jogada da equipe europeia são os lançamentos longos buscando o centroavante Embolo, que faz bem a parede para a ultrapassagem dos meias Shaqiri, Sow e Vargas.
Portugal x Uruguai: prováveis escalações e como chegam
Portugal
Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Raphael Guerrero (Nuno Mendes); Rúben Neves, Bernardo Silva e Otávio; Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo e João Félix. Técnico: Fernando Santos
Uruguai
Rochet; Cáceres, Godín, Giménez e Olivera; Bentancur, Valverde e Vecino; Pellistri, Suárez e Nuñez. Técnico: Diego Alonso.
Arbitragem
Alireza Faghani, auxiliado por Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (trio iraniano. VAR: Abdulla Al-Marri (CAT)
Como chega Portugal
O time europeu venceu na estreia na Copa do Mundo, quando bateu Gana por 3 a 2. A equipe de Fernando Santos é líder do Grupo H, com três pontos. Para a partida desta segunda-feira, o treinador não poderá contar com Danilo Pereira, que fraturou três costelas em um treinamento. Na lateral esquerda, Nuno Mendes é dúvida. Caso ele não possa jogar, Raphael Guerrero seguirá na posição.
Como chega Uruguai
Sempre apontados como um dos times que podem surpreender, os uruguaios deixaram a desejar na primeira rodada da Copa, quando empataram com a Coreia do Sul em 0 a 0. O técnico Diego Alonso admitiu que a equipe esteve abaixo e prometeu melhor a equipe para o jogo contra Portugal.