O Brasil passeou em Le Havre, na França, no penúltimo compromisso antes da convocação final para a Copa do Mundo. Dominante desde o primeiro minuto do jogo desta sexta-feira (23), a Seleção Brasileira goleou Gana por 3 a 0. Richarlison, duas vezes, e Marquinhos construíram o placar de 3 a 0 no primeiro tempo.
A Seleção volta a campo na próxima terça-feira (27), às 15h30min (horário de Brasília), para encarar a Tunísia.
No penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo, Tite aproveitou para fazer testes na equipe. O zagueiro Militão foi escalado como lateral-direito, e Casemiro foi o único volante de origem a iniciar a partida contra Gana.
Quando a bola rolou foi visto um Brasil móvel. Sem a bola, a equipe verde e amarela marcava em duas linhas de quatro com Neymar e Richarlison à frente delas. Nesse momento, Militão funcionava com o lateral-direito. Na fase ofensiva, porém, Tite voltou a montar o seu 3-2-5. Militão formava uma linha de três com os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva enquanto Alex Telles se juntava a Casemiro no meio-campo liberando Lucas Paquetá para formar um quinteto ofensivo de luxo com Raphinha, Neymar, Richarlison e Vinicius Jr.
O jogo de completo domínio brasileiro, mas não em ritmo de treino. O Brasil sufocou Gana com uma marcação que começava assim que a bola era perdida. Com posse, o time teve variação de momentos de longas trocas de passes com chegadas rápidas ao ataque.
O primeiro gol poderia ter saído já aos 4 minutos em chute de Richarlison que passou por cima. Aos 6, Paquetá finalizou para fora após combinação entre Neymar e Vini Jr. Aos 8, Marquinhos abriu o placar pelo alto. Em escanteio batido por Raphinha, ele aproveitou a saída errada do goleiro Wollacott e mandou para as redes.
O 1 a 0 não mudou o ritmo da partida. Aos 15, Vinicius Jr. deu um lindo lançamento de três dedos para Raphinha finalizar para fora. Um minuto depois, o porto-alegrense tentou de bicicleta, mas também não acertou o gol. A pressão brasileira voltou a dar resultado aos 27. Neymar apareceu livre entre as linhas de marcação ganesas e encontrou Richarlison. O centroavante bateu de primeira para ampliar a vantagem.
Richarlison estava mesmo disposto a mostrar que deve ser o centroavante titular na Copa do Mundo. Aos 39, ele aproveitou falta batida por Neymar e antecipou no primeiro pau para cabecear e garantir a goleada de 3 a 0 antes do intervalo.
Experiências de Tite
Com a larga vantagem, Tite optou por sacar Thiago Silva para o segundo tempo e promoveu a entrada do estreante Bremer, zagueiro da Juventus. Gana também mudou com as entradas de Iñaki Williams e Mohammed Salisu, o que alterou a formação para um sistema com linha de cinco defensores.
Os africanos iniciaram levando perigo. Aos 9, Jordan Ayew fez uma jogada pela esquerda e Alisson para cortar o cruzamento perigoso. Um minuto depois, em escanteio, André Ayew subiu mais alto que Bremer e acertou o travessão na primeira grande chance de gol de Gana na partida.
Com a queda de ritmo do Brasil, Tite fez mais três trocas. Fabinho entrou por Casemiro no meio-campo enquanto Antony e Matheus Cunha foram novidades no setor ofensivo nas vagas de Vini Jr. e Richarlison.
O Brasil não retomou a intensidade do primeiro tempo, mas voltou a ter o controle do jogo sem a bola rondar a área de Alisson. Livre para criar, Neymar seguiu sendo o jogador mais participativo da equipe brasileira, mas também demonstrando irrigação com as entradas mais fortes dos ganeses. Por um revide, o camisa 10 levou amarelo aos 31. Logo depois, Tite fez as últimas trocas. Everton Ribeiro e Rodrygo entraram por Lucas Paquetá e Raphinha.
Tão pedido na seleção, Pedro acabou mesmo vendo a partida do banco de reservas e deverá ter uma chance diante da Tunísia. Contra Gana, o placar foi definido no primeiro tempo, quando o Brasil sobrou em campo.
Amistoso - 23/9/2022
Brasil (3)
Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva (Bremer, INT) e Alex Telles; Casemiro (Fabinho, 17’/2ºT), Lucas Paquetá (Everton Ribeiro, 33’/2ºT); Raphinha (Rodrygo, 33’/2ºT), Neymar, Vinicius Jr (Antony, 17’/2ºT); Richarlison (Matheus Cunha, 17’/2ºT). Técnico: Tite.
Gana (0)
Wollacott; Odoi (Lamptey, 27’/2ºT), Amartey, Alexander Djiku, Baba Rahman; Iddrisu Baba (Elisha Owusu, 27’/2ºT); Sulemana (Iñaki Williams, INT), Kudus ( Kyereh, 37’/2ºT), André Ayew (Antoine Semenyo, 27’/2ºT), Jordan Ayew; AfenaGyan (Mohammed Salisu, INT). Técnico: Otto Addo.
Gols: Marquinhos (B), aos 8min, e Richarlison (B), aos 27min e aos 39min, do 1º tempo
Cartões amarelos: Casemiro, Neymar, Matheus Cunha (B); André Ayew, Odoi, Iddrisu Baba(G)
Local: Estádio Océane, na cidade de Le Havre, na França
Arbitragem: Mikaël Lesage, auxiliado por Alexis Auger e Valentin Evrard (todos da França)
Próximo jogo
Terça-feira, 27/9 - 15h30min
Brasil x Tunísia
Amistoso