O amistoso entre as seleções de Canadá e Panamá, que ocorreria neste domingo (5), em Vancouver, foi cancelado duas horas antes de seu início devido a uma greve dos jogadores canadense. De acordo com o canal CBC, os atletas emitiram um comunicado explicando a decisão e pedindo uma revisão dos contratos de transmissão e patrocínio da federação local.
"É hora de nos posicionarmos pelo futuro do futebol no Canadá. Queremos pedir desculpas aos nossos torcedores. Jogar em casa, com o apoio do torcedor, é tudo para nós. Esperamos que a Canada Soccer dê passos decisivos para que possamos voltar a campo para nossa partida, em 9 de junho", diz parte da nota divulgada pelos jogadores, que pedem 40% da verba pela qualificação da seleção para a Copa do Mundo e um contrato conjunto com a equipe feminina, com compensação igual pelas taxas de jogo.
A Canada Soccer, que comanda a seleção nacional, também emitiu um comunicado, confirmando o cancelamento do amistoso. Além disso, a federação afirmou que está "em discussões com os jogadores da seleção nacional sobre uma compensação justa e equitativa dos jogadores antes da Copa do Mundo".
O jogo deste domingo seria o primeira da seleção canadense desde a classificação para o Mundial do Catar, a segunda Copa do Mundo que o país disputará em sua história — a primeira vez foi no México, em 1986.