O técnico Tite anunciou os 26 jogadores que farão parte da Seleção Brasileira nas duas próximas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. Já classificada para o Mundial, a equipe enfrenta o Equador no dia 27 de janeiro, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, e o Paraguai no dia 1° de fevereiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. Essas serão as duas primeiras partidas da seleção em 2022, ano de disputa da Copa do Mundo do Catar.
A convocação de mais jogadores ocorreu pois, para o primeiro jogo, contra o Equador, em Quito, o Brasil não poderá contar com Fabinho e Lucas Paquetá, ambos suspensos pelo segundo cartão amarelo.
As surpresas ficaram por conta da convocação do lateral-esquerdo gaúcho de Caxias do Sul, Alex Telles, do Manchester United, que não vinha sendo chamado, e também do atacante Rodrygo, do Real Madrid, que também não vinha ganhando oportunidades com o técnico Tite. A mesma situação ocorreu com o lateral-direito Daniel Alves, que estava sem clube à época da última lista e que já vem atuando pelo Barcelona.
A última convocação do ano passado também não havia contado com jogadores do futebol brasileiro, o que volta a ocorrer desta vez. Everton Ribeiro e Gabriel Barbosa, que atuam no Flamengo, e Weverton, do Palmeiras, foram chamados novamente nesta oportunidade.
O maior desfalque ficou por conta de Neymar. O craque do PSG não joga desde 28 de novembro, se recupera de lesão no tornozelo esquerdo e ficou de fora da lista anunciada pelo treinador.
A seleção é a atual líder das Eliminatórias Sul-Americanas com 35 pontos, nove a mais do que a Argentina, segunda colocada. As duas equipes têm uma partida a menos que as demais, devido a interrupção do jogo entre os times em São Paulo na sexta rodada. Completam a zona de classificação no momento: Equador, Colômbia e Peru.
Confira a lista
- Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-ING) e Weverton (Palmeiras)
- Laterais: Emerson Royal (Tottenham-ING), Dani Alves (Barcelona-ESP), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Alex Telles (Manchester United-ING)
- Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea-ING), Marquinhos (PSG-FRA), Éder Militão (Real Madrid-ESP) e Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
- Meio-campistas: Bruno Guimarães (Lyon-FRA), Casemiro (Real Madrid-ESP), Fabinho (Liverpool-ING), Fred (Manchester United-ING), Gerson (Olympique Marselha-FRA), Everton Ribeiro (Flamengo), Lucas Paquetá (Lyon-FRA) e Philippe Coutinho (Aston Villa-ING)
- Atacantes: Anthony (Ajax-HOL), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP), Raphinha (Leeds United-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP) e Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)