Rússia e Croácia se enfrentarão pela primeira vez na história das Copas do Mundo neste sábado (7). Válido pelas quartas de final do Mundial 2018, o confronto inédito foi definido após dois jogos decididos nos pênaltis. Enquanto a anfitriã desta Copa eliminou a Espanha, a seleção croata mandou de volta para casa a Dinamarca no último domingo (1º). Agora, só uma delas avança às semifinais.
Sábado (7), às 15h (horário de Brasília), no Estádio Fisht, em Sochi.
– GaúchaZH acompanha a partida em tempo real
– A Rádio Gaúcha abre a jornada às 14h55min
– TV Globo, SporTV e Fox Sports transmitem a partida ao vivo
RÚSSIA
Akinfeev; Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov (pode ser substituído por Granat); Zobnin, Gazinskiy, Samedov, Golovin e Cheryshev; Dzyuba.
Fique de olho nele: ex-Grêmio, Mário Fernandes poderia até estar na Copa defendendo o Brasil, mas não quis. O jogador de 27 anos, que atua há quatro temporadas pelo CSKA, decidiu se naturalizar russo e hoje é um dos destaques da seleção anfitriã. Contra a Espanha, Mário não bateu pênalti, mas foi um dos melhores em campo e não tem um substituto a altura.
CROÁCIA
Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Rakitic, Badelj (Brozovic), Rebic, Modric e Perisic; Mandzukic.
Fique de olho nele: capitão da Croácia, Luka Modric, 32 anos, errou na cobrança de pênalti na prorrogação contra a Dinamarca. A falha levou o duelo para a decisão por pênaltis. Nesta segunda vez, o craque croata converteu e contribuiu para a classificação da equipe.
RÚSSIA
A Rússia garantiu a classificação histórica para as quartas de final após bater uma das favoritas desta Copa, a Espanha, nas penalidades. No entanto, o desgastante jogo das oitavas pode também gerar grandes problemas para o técnico Stanislav Cherchesov, devido ao esgotamento de vários atletas. Na entrevista coletiva após o fim do jogo contra a Fúria, Cherchesov confirmou que terá de esperar para ver como será a recuperação dos jogadores, adiantando que o meia Zhirkov está praticamente fora — está com suspeita de ter uma inflamação em um dos tendões — e provavelmente não joga mais o Mundial.
CROÁCIA
Depois de superar a Dinamarca nos pênaltis, os croatas contam com um desempenho que os credenciam a sonhar grande na Copa do Mundo. Foram três vitórias, incluindo o histórico 3 a 0 contra a Argentina. Só não ficaram com a melhor campanha da fase de grupos porque perderam no saldo de gols para a Bélgica. Para o jogo das quartas, a Croácia deve contar com a sincronia de seu meio-campo — que não funcionou tão bem no último jogo — para furar o bloqueio russo. Três fatores preocupam o time: o calor de Sochi, a pressão da torcida anfitriã e o número de jogadores pendurados com um cartão amarelo — são oito, que não podem tomar cartão se quiserem participar de uma eventual semifinal.