Admirada durante a Copa por ter pago do próprio bolso a viagem à Rússia e torcer uniformizada nas arquibancadas, a presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarović, posou para fotos com os jogadores da seleção de seu país após a final da Copa do Mundo neste domingo (15).
Ainda no vestiário do estádio Luzhniki, em Moscou, Kolinda foi recebida pela equipe. A própria presidente publicou uma foto em seu perfil no Facebook, em que também aparece o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Na legenda, Kolinda escreveu: "NEOPISIVO!!!", que, numa tradução livre para o português, significa "indescritível".
Na decisão da Copa do Mundo, os croatas perderam para a França por 4 a 2. Com isso, conquistaram o vice-campeonato — o melhor resultado da história da Croácia, que havia sido até então somente terceira colocada na Copa de 1998, vencida também pelos franceses.
Antes de publicar a foto com os jogadores, Kolinda comemorou o segundo lugar nesta Copa e escreveu: "Bravo, fogo, leoa, você lutou e escreveu a história !!! Estamos orgulhosos de você!!", em uma mensagem à seleção croata:
Quem é ela
Kolinda Grabar-Kitarovic, do partido União Democrática Croata (HDZ), foi eleita a primeira presidente mulher da Croácia em 2015, no segundo turno das eleições gerais, ao derrotar o então mandatário, Ivo Josipovic, com 50,54% dos votos. É considerada populista conservadora e parte da ala moderada do seu partido.
Antes de se tornar presidente, Kolinda foi embaixadora da Croácia em Washington entre 2008 e 2011, ministra para Integração Europeia e ministra das Relações Exteriores. Ela atualmente é casada e tem um casal de filhos adolescentes.