O calor que parece dar um sol para cada um em Samara e os cinco dias sem treino forte fizeram de Marcelo um reserva de luxo contra o México. Mesmo que o lateral-esquerdo tenha treinado com o grupo na Arena Samara na véspera do jogo contra o México, quem jogará será Flilipe Luís. Tite confirmou a equipe sem rodeios na entrevista coletiva e anunciou:
— É a mesma equipe que encerrou a última partida, com o Filipe Luís na lateral-esquerda, e sem o Fernandinho e… quem mais entrou? Em resumo, é a base titular com o Filipe na esquerda.
Em seguida, o técnico passou a palavra para o preparador físico Fábio Mahseredjian, que estava na mesa ao lado do técnico e do auxililar Sylvinho. Mahseredjian foi didático e justificou os motivos pelos quais aconselhou Tite a deixar Marcelo de fora:
— O Marcelo jogou pouco tempo no dia 27, na véspera, o treino foi de volume baixo. No dias 28 e 29, ele não fez nada. Nesta sexta-feira, fez apenas propriocepção com a bola, sem enfrentamento. Neste domingo, trabalhou, mas foi um volme baixo. Isso faz com que perca velocidade de reação e nos deixa temerosos para um jogo que pode ser de 120 minutos. Não posso cravar agora que ele tem condição para suportar tudo isso. A previsão pe de 34ºC, 35ºC na hora do jogo, com umidade elevada.
Toda essa explicação, quase um tratado, se justifica por se tratar de abrir mão do melhor lateral-esquerdo do mundo. Quando Mahseredjian encerrou sua resposta, Tite emendou.
— Falei com o Marcelo. Em situação normal e natural ele iria jogar. O que não posso é colocar um atleta, em cima dessa situação dele, sem segurança. O técnico não pode escalar um jogador em cima de 45, 60 minutos, que era o tempo de segurança que o Fábio me passou. Não pagamos esse preço.
Tite ainda revelou uma conversa com Marcelo antes do treino para explicar-lhe a situação. Os dois combinaram de voltar a falar ao final do trabalho na Arena Samara.
— Posso contar contigo, Marcelo? – questionou.
— Pode, professor, mas para aquele tempo (45, 60 minutos).
Assim, Marcelo será reserva contra o México. E, se tudo correr bem, nem deve entrar. Voltará, confirmada a vaga nas quartas, em Kazan.