A Copa do Mundo no Catar, em 2022, foi a última com 32 seleções. A partir da edição de 2026, o Mundial terá 48 participantes. Será também a primeira Copa com a organização dividida entre três países — Estados Unidos, México e Canadá. Em 2030, haverá uma junção ainda mais internacional: Uruguai, Argentina e Paraguai, Espanha, Portugal e Marrocos. Em 2034, a Arábia Saudita será sede da Copa, de acordo com a confirmação do presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Distribuição de vagas para as próximas Copas do Mundo
As vagas por continente para a Copa do Mundo 2026 serão as seguintes:
- Uefa (Europa): 16 vagas
- CAF (África): 9 vagas + 1 repescagem
- AFC (Ásia): 8 vagas + 1 repescagem
- Conmebol (América do Sul): 6 + 1 repescagem
- Concacaf (Américas Central e do Norte): 6 + 1 repescagem
- OFC (Oceania): 1
A expectativa é de que as edições seguintes também tenham as mesmas distribuições continentais, visto que o número de participantes e o formato será o mesmo, a não ser que a Fifa faça alguma alteração no futuro.
GZH separou as sedes, formatos e estádios das próximas três edições da Copa do Mundo. Confira:
Copa do Mundo de 2026
Sedes
A Copa de 2026 terá duas novidades. Será a primeira organizada por três países (Estados Unidos, México e Canadá) e a ser disputada por 48 seleções. Ambas as nações organizadas ficam na América do Norte.
As cidades norte-americanas que receberão o Mundial são: Atlanta, Boston, Dallas, Filadélfia, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova York, San Francisco e Seattle. Em território mexicano, a Cidade do México, Monterrey e Guadalajara poderão aproveitar o recebimento de partidas oficiais. No Canadá, as sedes serão Toronto e Vancouver.
Estádios
Confira os estádios e cidades selecionados para sediar a Copa do Mundo de 2026, no território dos três países norte-americanos, com suas respectivas capacidades de público.
- Mercedes-Benz Stadium (Atlanta, EUA) — 71 mil
- Gillette Stadium (Boston, EUA) — 64,6 mil
- AT&T Stadium (Dallas, EUA) — 80 mil
- Lincoln Financial Field (Filadélfia, EUA) — 67,5 mil
- NRG Stadium (Houston, EUA) — 72,2 mil
- GEHA Field at Arrowhead (Kansas City, EUA) — 74,6 mil
- SoFi (Los Angeles, EUA) — 70,2 mil
- Hard Rock Stadium (Miami, EUA) — 65,3 mil
- MetLife Stadium (Nova York, EUA) — 82,5 mil
- Levi's Stadium (San Francisco, EUA) — 68,5 mil
- Lumen Field (Seattle, EUA) — 68 mil
- BMO Field (Toronto, Canadá) — 45,5 mil
- BC Place (Vancouver, Canadá) — 54,5 mil
- Estádio Azteca (Cidade do México, México) — 104 mil
- Estádio BBVA Bancomer (Monterrey, México) — 53,5 mil
- Estádio Akron (Guadalajara, México) — 45 mil
Oito estádios terão gramados artificial e outros oito de grama natural. Todos do México serão naturais, enquanto os dois do Canadá serão um de cada tipo. Sete estádios norte-americanos serão com gramado artificial e quatro natural.
Formato
A Copa na América do Norte será a primeira com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro, classificando-se os dois melhores primeiros de cada, mais os oito melhores terceiros. As duas primeiras de cada chave avançam para a segunda fase — 16 avos de final. A partir de então, são cinco jogos eliminatórios para a seleção que for até a final.
Data
A edição da Copa do Mundo de 2026 será na metade do ano. A abertura está marcada para 8 de junho, e a grande final, em 19 de julho.
Copa do Mundo de 2030
Sedes
A edição especial do centenário da Copa do Mundo terá Uruguai, Argentina e Paraguai recebendo um jogo cada em seus respectivos territórios, sendo a abertura no estádio Centenário, em Montevidéu, para homenagear os 100 anos do Mundial — o primeiro foi em 1930, no mesmo local. Argentinos e paraguaios poderão assistir a um jogo em seu país, cada. O restante da competição será em Espanha, Portugal e Marrocos.
Estádios
Ainda não divulgados, a não ser o Centenário, no Uruguai, para a abertura da maior competição futebolística do planeta.
Formato
Ainda não há definições da Fifa, mas a expectativa é de que seja mantido o formato de 2026, com 48 seleções divididas em 12 grupos de quatro, classificando-se os dois melhores primeiros de cada, mais os oito melhores terceiros.
Data
A edição da Copa do Mundo de 2030 será na metade do ano. A abertura está marcada para 8 de junho, e a grande final em 21 de julho.
Copa do Mundo de 2034
A Arábia Saudita vai finalmente receber uma Copa do Mundo em seu país. Com o iminente crescimento futebolístico e um enorme aporte financeiro, a Fifa contemplou o local para o Mundial de 2034 — além do fato de ter sido candidatura única.
Os estádios e data ainda não foram divulgados. A tendência é que tudo seja definido em julho de 2024, além do formato da competição.