“Melhor da Copa” funciona bem
Nesta edição da Copa, os torcedores que compram ingressos para os jogos ganham facilidades. Junto com o governo russo, a FIFA implantou a Fan ID. O objetivo é melhorar a experiência de quem vai assistir às partidas, não só nos estádios, mas em outras partes do país. O torcedor que se cadastrar depois da compra do ingresso pode, por exemplo, andar de graça em trens e ônibus. Na Praça Vermelha, o mexicano Arnold Villareal (foto) disse que a novidade funciona muito bem, dando à Fan ID o título de “melhor da Copa”. O documento que serve como uma espécie de credencial para a torcida já havia sido implantado na Copa das Confederações do ano passado.
Antes da bola, o turismo
A semana começou com maior movimentação de torcedores em Moscou. Com a proximidade da abertura, milhares de estrangeiros tomam conta das ruas e dos pontos turísticos. Nesta segunda, circulei da área do Estádio Luzhniki até o centro, onde ficam Praça Vermelha, Catedral de São Basílio e Kremlin. Em todos os lugares, a presença de pessoas de fora da Rússia era muito grande. Até mesmo em locais nem tão badalados, como o Bunker 42, que funcionava como refúgio para Stálin durante os bombardeios inimigos. Ou no bonito Parque Gorky, às margens do Rio Moscou. Nesta terça-feira, dia 12, é feriado do Dia da Rússia. Mais um motivo para que o clima da Copa esquente, para estrangeiros e para a população local.
Trajeto com serviço completo
Além de ter o maior número de estações do mundo e transportar com rapidez os passageiros, o metrô de Moscou mantém os padrões de outras grandes cidades do mundo em relação aos serviços oferecidos. É muito comum ver as pessoas lendo ou digitando mensagens, atentas a alguma informação em sites ou ouvindo música e assistindo vídeos na internet. Eu baixei duas edições de ZH Digital no celular sem problemas. É que o sinal do wi-fi gratuito — bem rápido para se cadastrar — é excelente. Tem mais. Há uma emissora de TV própria para o transporte público. A Moscou 24 transmite o dia inteiro noticiários e informações de serviço para quem anda de metrô ou ônibus. Nem todos os vagões possuem esse serviço. Mas, onde tem, é possível ter distração garantida durante o trajeto.
TV de Putin é a potência da Copa
Imagine uma rede de TV que engloba o que temos no Brasil com três canais SporTV, dois Fox Sports e três ESPN. Aqui na Rússia, existe uma emissora que tem tudo isso. Não à toa. A Match TV é estatal e controla boa parte dos direitos de transmissão no país. Vai mostrar a Copa para os anfitriões. E não será qualquer cobertura. Em todos os locais da FIFA, a emissora tem estruturas grandiosas. Vai na Praça Vermelha? O maior estúdio de vidro, com três andares, é da Match. Se for nos estádios, ela tem a maior cabine. Na Fan Fest, um grande estúdio no formato de uma bola (foto) ainda está sendo construído e divide atenções na paisagem. Enfim, a TV financiada pelo governo Putin domina as transmissões na Copa. Com seus oito canais. Haja investimento.
Atenções para Aida
A cerimônia de abertura da Copa, na quinta-feira, tem três estrelas já conhecidas. Se para o mundo do futebol Ronaldo Fenômeno vai chamar atenção e para o mundo da música o britânico Robbie Williams será reverenciado, aqui na Rússia os olhares vão para Aida Garifullina. Ícone da ópera mundial, essa russa de 30 anos é estrela pop aqui. Nos palcos, por atuar em grandes companhias europeias, como as de Viena e São Petersburgo. Fora dos espetáculos, a soprano teve um romance muito badalado recentemente com o ex-tenista Marat Safin. Morena de traços fortes, Garifullina é referência de beleza para as mulheres russas. Perguntei para as recepcionistas do hotel o que achavam dela. “É demais” foi o menor dos elogios.