Nesta sexta-feira, ocorrem três partidas: Egito x Uruguai, Marrocos x Irã e Portugal x Espanha. Veja horários e destaques:
Egito x Uruguai
Sexta-feira (15), às 9h (horário de Brasília), na Arena Ekaterimburgo, em Ekaterimburgo.
- GaúchaZH acompanha a partida em tempo real.
- A Rádio Gaúcha abre a jornada às 8h10min.
- TV Globo, SporTV e Fox Sports transmitem a partida ao vivo.
EGITO
El Hadary; Abdelshafy, Hegazy, Ali Gabr e Fathi; Tarek Hamed e Elneny; Abdalla Said, Trezeguet e Salah; Marwan.
Fique de olho nele: no Liverpool, Mohamed Salah virou uma máquina de definir lances, geralmente acionado no terço final do campo. Não precisa iniciar as jogadas tão recuado e se comporta como um atacante que parte da direita. Sempre pronto para acelerar em diagonal, é uma ameaça em profundidade por sua velocidade e drible, muitas vezes aproveitando o espaço criado por Firmino.
URUGUAI
Muslera; Laxalt, Godín, Giménez e Varela; De Arrascaeta, Bentancur, Vecino e Nández; Cavani e Suárez.
Fique de olho nele: Luis Suárez é um dos melhores atacantes do mundo. A facilidade para marcar gols com a camisa do Barcelona faz dele um ídolo do futebol mundial.
EGITO
A temporada 2017-18 colocou Mohamed Salah na lista dos grandes protagonistas do futebol mundial. Artilheiro e premiado como melhor jogador da Premier League, é o principal símbolo de um país que volta a disputar uma Copa do Mundo após 28 anos. E o longo período não foi por falta de qualidade. O Egito chegou a ser tricampeão na África entre 2006 e 2010, mas sempre bateu na trave nas eliminatórias. O veterano goleiro El Hadary é o remanescente de um grupo que merecia ter jogado um mundial.
Próximos jogos
19/6 - 15h - Rússia x Egito
25/6 - 11h - Arábia Saudita x Egito
URUGUAI
O Uruguai entra na Copa do Mundo com o status de favorito do grupo do país-sede. Suárez e Cavani seguem formando uma das melhores e mais temidas duplas de ataque do futebol de seleções, mas a grande novidade está no processo de reformulação do elenco. Após mais de dez anos de times extremamente competitivos pela solidez defensiva, Óscar Tabárez começa a promover interessante mudança de perfil.
Próximos jogos
20/6 - 12h - Uruguai x Arábia Saudita
25/6 - 11h - Uruguai x Rússia
Marrocos x Irã
Sexta-feira (15), às 12h (horário de Brasília), no Estádio de São Petersburgo, em São Petersburgo.
- GaúchaZH acompanha a partida em tempo real.
- A Rádio Gaúcha abre a jornada às 8h10min.
- TV Globo, SporTV e Fox Sports transmitem a partida ao vivo.
MARROCOS
Munir El Kajoui; Achraf Hakimi, Saiss, Benatia e Dirar; Zieych, Boussoufa, El Ahmadi, Belhanda e N.Amrabat; Boutaib
Fique de olho nele: Hakim Ziyech é o destaque individual do momento. O meia recebeu o prêmio de melhor jogador do Ajax na temporada 2017/18 e foi o líder de assistências da Eredivisie. A escolha da função de Ziyech é o ponto de partida para o funcionamento coletivo da equipe. No Ajax, é o meio-campista pela esquerda no trio central. Na seleção, frequentemente é o ponta e muitas vezes na direita, com total liberdade para circular pelo campo, mas aberto no 4-3-3 ou 4-2-3-1.
IRÃ
Beiranvand; Mohammadi, Montazeri, Pouraliganji e Rezaeian; Hajsafi, Ezatolahi e Shojaei; Taremi, Jahanbakhsh e Azmoun.
Fique de olho nele: a grande temporada de Alireza Jahanbakhsh faz dele um titular absoluto e possível estrela. Destaque na Eredivisie em gols (artilheiro, com 21) e assistências (terceiro, com 12), o jogador vira uma excelente notícia para uma seleção que tentará aproveitar cada transição ofensiva.
MARROCOS
São 20 anos desde a última participação em Copas. São também 20 anos em que o Marrocos não consegue ser protagonista no cenário continental. Tirando o vice na Copa Africana de Nações de 2004, com o então garoto Chamakh, foram oito edições sem passar da fase de grupos ou nem se classificar para o torneio. 2017 quebrou a longa sequência, ao superar Costa do Marfim e Togo, antes de cair para o Egito nas quartas. Já foi um avanço relevante e que pode ser creditado a Hervé Renard.
Próximos jogos
20/6 - 9h - Portugal x Marrocos
25/6 - 15h - Espanha x Marrocos
IRÃ
O Irã é a melhor seleção asiática nos últimos dois anos. Não apenas pelas recentes trocas de comando em Japão, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Austrália (que é da Ásia na distribuição da Fifa, vale lembrar), mas pelo trabalho desenvolvido por Carlos Queiroz desde 2011. Vazado em apenas quatro dos 18 jogos das eliminatórias, o Irã chegou a superar os 1100 minutos seguidos sem sofrer gols, atingindo o recorde de 12 partidas.
Próximos jogos
20/6 - 15h - Irã x Espanha
25/6 - 15h - Irã x Portugal
Portugal x Espanha
Sexta-feira (15), às 15h (horário de Brasília), no Estádio Fisht, em Sochi.
- GaúchaZH acompanha a partida em tempo real.
- A Rádio Gaúcha abre a jornada às 8h10min.
- TV Globo, SporTV e Fox Sports transmitem a partida ao vivo.
PORTUGAL
Rui Patrício; R.Guerreiro, Bruno Alves, Pepe e Cedric; João Mário, W.Carvalho, João Moutinho e Bernardo Silva; C.Ronaldo e André Silva.
Fique de olho nele: melhor jogador do mundo pela quinta vez, Cristiano Ronaldo chega para a Copa da Rússia com o gosto amargo de 2014, quando veio lesionado ao Brasil e participou daquela equipe eliminada na fase de grupos. Em situação oposta, em 2018 vive grande fase no Real Madrid e é, mais uma vez, a esperança de título de Portugal.
ESPANHA
De Gea; J.Alba, S.Ramos, Piqué e Carvajal; Iniesta, Busquet, Koke; Isco, D.Silva; e Diego Costa.
Fique de olho nele: Busquets representa o equilíbrio para estabelecer o time no campo de ataque. E não falta controle quando se tem tantas opções de meio-campistas.
PORTUGAL
São dois anos desde a grande conquista de Portugal da Euro 2016. Não parece um longo período para quem pensa na sequência natural de um time campeão, mas muita coisa aconteceu. Além do envelhecimento de alguns setores, como a defesa, o momento de outras peças chama atenção, fora o surgimento de novas alternativas para o ataque. Não será surpresa se Fernando Santos utilizar escalações com diferentes estratégias durante a fase de grupos. Se o elenco do meio para frente reúne bem mais qualidade, a defesa vive um momento preocupante.
Próximos jogos
20/6 - 9h - Portugal x Marrocos
25/6 - 15h - Irã x Portugal
ESPANHA
Julen Lopetegui conseguiu resgatar a confiança de um dos elencos mais técnicos do planeta. E promove uma renovação como sequência de seu excelente trabalho no Europeu Sub-21 de 2013, quando montou um time que funcionou extremamente bem com Koke, Thiago e Isco no meio. Os três são opções importantes para 2018, ainda que apenas Isco seja titular absoluto, até pelo que o treinador já mostrou ser capaz de extrair do jogador.
Próximos jogos
20/6 - 15h - Irã x Espanha
25/6 - 15h - Espanha x Marrocos
* Com informações da agência LancePress.