Um segundo tempo arrasador confirmou o favoritismo da Bélgica sobre o Panamá. Depois de dominar, mas passar em branco no primeiro tempo, o time belga abriu a porteira na etapa complementar e marcou três vezes, com Mertens e Lukaku (duas vezes), para largar na frente no Grupo G da Copa do Mundo.
Os dois times voltam a campo no final de semana. No sábado, às 9h, a Bélgica encara a Tunísia em Moscou. No domingo, também às 9h, o Panamá enfrenta a Inglaterra em Nizhny Novgorod.
A Bélgica chegou pela primeira vez logo aos 40 segundos de jogo. Da esquerda, De Bruyne cruzou rasteiro para Lukaku, que se antecipou à zaga panamenha e chutou por cima. Aos cinco, Carrasco recebeu livre na área, pela esquerda, e bateu rasteiro para uma fácil defesa de Penedo.
O goleiro panamenho voltou a aparecer um minuto depois, em grande defesa após chute de Mertens.
Aos 11, o Panamá se enrolou na defesa. Torres tentou um recuou para Penedo ao lado do gol, já dentro da área, mas bateu fraco demais. Hazard se antecipou e finalizou na rede, pelo lado de fora. Nove minutos depois, a Bélgica voltou a chegar com perigo. De Bruyne cruzou em busca de Lukaku, mas Torres desviou no último momento para evitar o gol.
Os belgas dominavam completamente as ações e, aos 25, Hazard conduziu a bola pelo meio e arriscou com a perna direita. Mas pegou mal e mandou direto para fora. O camisa 10 voltou a finalizar aos 37, quando invadiu a área e chutou à meia altura, para mais uma defesa de Penedo. Lukaku foi o protagonista da próxima chance ao entrar na área em passe de Mertens, mas o goleiro panamenho fechou o ângulo. Na sequência, Mertens deu um sem-pulo de fora da área, mas a bola passou ao lado da trave esquerda do Panamá.
O time da América Central chegou ao ataque aos 41. Depois de uma boa troca de passes, Cooper arriscou de fora, por cima do gol de Courtois.
O gol da Bélgica nasceu a um minuto do segundo tempo. Mertens pegou um rebote e bateu de primeira, com o peito do pé. A bola foi de caída até entrar no canto, sem chances para Penedo. Depois de tanta pressão no primeiro tempo, os belgas finalmente abriam o marcador.
De Bruyne, aos seis, cobrou falta com perigo. A bola encobriu a barreira, mas também passou por cima do gol. Mas foi o Panamá que quase marcou. Murillo recebeu na área pela direita, sozinho, mas chutou em cima de Courtois. Na cobrança posterior do escanteio, Torres ganhou pelo alto, mas cabeceou para fora.
Os belgas ampliaram aos 23. De Bruyne tramou pela esquerda e cruzou de trivela. Lukaku se adiantou e mandou de peixinho para o gol, 2 a 0. O centroavante voltou a marcar aos 29. Ele recebeu em rápido contra-ataque e deu um leve toque para encobrir o goleiro, mandar para as redes e transformar a vitória em goleada.
A partir do terceiro gol, o Panamá se jogou para frente em busca do gol de honra, mas teve mais sustos em contra-ataques do que chances criadas — a melhor delas, em um chute do meio-campo que quase pegou Courtois desprevenido — até o apito final.