Embora a convicção de que a lista de 35 jogadores para a Copa do Mundo estaria desfeita com a definição dos 23 que irão à Rússia, a CBF recuou na afirmação de que os 12 atletas excedentes estariam livres para atuar nos jogos da Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro. Por isso, a entidade mandou um alerta para o Palmeiras evitar a escalação de Dudu na última quarta-feira (23) contra o América-MG pela Copa do Brasil. Ele é um dos relacionados que não haviam sido nominados pela comissão técnica.
Além do palmeirense, o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, foi citado por Tite na convocação, e o goleiro Neto, do Valencia, também teve seu nome informado. Segundo a assessoria de imprensa da CBF, os demais jogadores ainda não foram informados, nem os respectivos clubes estariam cientes das escolhas.
Diferentemente da Uefa com a Liga dos Campeões e da Conmebol com a Libertadores, a CBF não tem ainda uma confirmação de liberação da Fifa para que os convocados do Brasil possam atuar nas competições nacionais, nem que a confirmação da relação final de 23 nomes anula a lista inicial.
Pela regra da Fifa, quem está inscrito para a Copa do Mundo, ainda que numa relação inicial, não deve atuar mais a partir do final da temporada europeia, acontecido no último final de semana.
Argumentando a diferença de calendário no Brasil e a definição antecipada de quem vai à Rússia, a CBF espera ter uma resposta positiva até esta sexta-feira (25). Não havendo, os clubes brasileiros que tem atletas entre os 35 relacionados serão avisados, e os nomes, divulgados. Os jogadores que atuam no Exterior não serão conhecidos, pois não têm jogos no período de proibição.
Extraoficialmente, o nome do volante gremista Maicon é citado, o que coloca o Grêmio na expectativa para saber se, confirmada a inclusão na lista, ele poderá ou não atuar no Brasileirão nas próximas rodadas.