Muita coisa mudou na Austrália desde a conquista da Copa da Ásia*, em 2015. Após garantir a vaga no Mundial, o técnico grego Ange Postecoglou surpreendeu a todos e pediu demissão. O novo treinador, o holandês Bert Van Marwijk optou por ignorar a histórica vocação ofensiva dos Socceros. Conforme indicado nos amistosos, a equipe deve atuar com uma postura defensiva na Rússia.
— A Austrália sempre praticou um futebol ofensivo, com marcação alta, mas o treinador optou por recuar o time e adotar uma estratégia defensiva. É o oposto do que os Socceros sempre tiveram como força. Depois dos amistosos contra Noruega e Colômbia (em março), aparentemente a equipe de Van Marwijk será muito mais defensiva do que era com o seu antecessor — relata o jornalista Com Stamocostas, da sucursal australiana da revista Four Four Two.
Apesar dos indícios de um time defensivo, ainda é difícil prever com precisão como será a Austrália, pois Van Marwijk (que conduziu a Holanda ao vice-campeonato mundial em 2010) teve pouco tempo de trabalho. Um dos seus desafios será resolver a fragilidade da defesa pelos lados do campo, um problema sofrido constantemente pelo time nas eliminatórias.
Os pontos fortes da Austrália são a força do zagueiro Sainsbury, a liderança do volante e capitão Mile Jedinak, a qualidade no passe do meia Aaron Mooy, o drible do meia Tom Rogic e a qualidade do ponteiro Mathew Leckie. Porém a equipe ainda carece de um goleador.
O provável time australiano, no esquema 4-3-3, tem: Ryan; Risdon, Sainsbury, Jurman e Behich; Jedinak, Luongo e Rogic (Mooy); Leckie, Juric e Kruse. Porém, não há como não citar uma arma importante no banco de reservas: o veterano atacante Tim Cahill, 38 anos, que, mesmo reserva, foi o artilheiro australiano nas eliminatórias.
Sorteada no Grupo D, a grande meta da Austrália é simplesmente passar de fase.
— O objetivo mesmo é não tomar uma surra da França e somar quatro pontos contra Dinamarca e Peru para garantir a vaga nas oitavas de final — simplifica Stamocostas.
* Apesar de o país ser situado na Oceania, a Austrália disputa as eliminatórias asiáticas e a Copa da Ásia.