Com o corte de Alex Sandro por lesão, Tite chamou, para a disputa dos amistosos contra a Rússia e a Alemanha, o lateral-esquerdo Ismaily, do Shakhtar Donetsk. Desconhecido por grande parte dos brasileiros, a convocação do jogador, que construiu sua carreira no futebol português e está se destacando na Ucrânia, foi uma surpresa para muitos.
Aos 28 anos, natural de Ivinhema, Mato Grosso do Sul, Ismaily Gonçalves dos Santos começou sua carreira no Ivinhema, time da sua cidade, onde com 18 anos foi lançado jogando no ataque e foi vice-artilheiro estadual com 11 gols.
Seu talento foi percebido pela empresa Traffic, que o contratou para reforçar o Desportivo Brasil, equipe paulista que prioriza a formação de novos jogadores. Antes mesmo de estrear, para ganhar experiência, foi emprestado ao São Bento.
Em 2009, retornou ao Desportivo Brasil e disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior na lateral-esquerda. Quando acabou a competição, embarcou para o futebol português e defendeu o Estoril, da segunda divisão do país. Lá, foi titular durante toda a temporada de 2009-2010.
Na temporada seguinte, Ismaily se transferiu para o Olhanense, clube da primeira divisão de Portugal, onde ficou até o meio de 2012. Teve uma breve passagem pelo Braga e, no início de 2013, foi vendido ao Shakhtar Donetsk.
No clube ucraniano disputou 124 jogos, marcou 12 gols e já conquistou três campeonatos nacionais, três Copas da Ucrânia e quatro Supercopas da Ucrânia.