Graças à apresentação do projeto de construção de uma arena multiuso e de um hotel com bandeira internacional, Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, está credenciada como candidata a ser subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio oficial foi feito na manhã desta quarta-feira.
Orçadas em R$ 100 milhões, as obras devem começar em janeiro de 2013 e têm previsão de estarem prontas em um ano. A arena vai ser erguida onde hoje está localizado o Estádio dos Eucaliptos, sede do Esporte Clube Avenida, e será de uso exclusivo do clube - o FC Santa Cruz permanece utilizando o Estádio dos Plátanos.
Já o hotel com bandeira internacional, exigido pela Fifa, deve ficar em uma área próxima, no bairro Avenida. Ambos os investimentos são da Philomeno Empreendimentos e devem contar com empresas parceiras.
O estádio do Avenida será demolido para dar lugar à arena, cujas especificações técnicas, como quantidade de lugares nas arquibancadas, por exemplo, ainda não foram divulgados. Enquanto ficar sem sede própria, o clube alviverde estuda treinar no campo municipal, que deve receber investimentos, já que não possui nem arquibancada fixa, nem vestiários.
De acordo com o empresário Carlos Alexandre Gentil Philomeno Gomes, a empreiteira já investiu no projeto cerca de R$ 1 milhão e pretende, ainda, construir um shopping center, um centro de convenções, cinema e teatro, formando um complexo em torno da arena.
Segundo o coordenador da Câmara Temática de Estádios e Gramados da Copa, Ricardo Nunes, a Philomeno tem até o dia 15 deste mês para confirmar os dados do projeto e encaminhar os cronogramas físico e financeiro das obras.
Além da cidade do Vale do Rio Pardo, Gravataí, São Leopoldo, Canela, Gramado, Novo Hamburgo, Cachoeirinha e Alvorada também foram aprovadas para constar no caderno de encargos da Fifa na janela aberta em setembro. Anteriormente, outras sete cidades gaúchas já estavam selecionadas, são elas Caxias do Sul, Canoas, Bento Gonçalves, Farroupilha, Lajeado, Porto Alegre e Viamão.
Vale do Rio Pardo
Projeto de arena multiuso credencia Santa Cruz do Sul como candidata à subsede da Copa 2014
Obras devem começar em janeiro do próximo ano onde hoje fica o estádio do Avenida
Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project